graduando

724 palavras 3 páginas
Introdução

A graduação tem como um de seus objetivos apresentar ao graduando a pesquisa científica. Nessa pesquisa a Universidade fica responsável pela elaboração das atividades que o graduando irá realizar durante a pesquisa. Permitindo ao graduando a possibilidade de iniciar novamente outras pesquisas no decorrer do curso, ou mesmo após o término.

“O Manual do Usuário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC” foi feito a partir da Resolução 019/2001 e 015/2004. Seu conteúdo apresenta orientações sobre iniciação científica e justifica sua realização.

A iniciação científica pode ser feita a parte do recebimento da bolsa, o que ocorre quando o projeto de pesquisa é aprovado , mesmo sem a solicitação da bolsa.

O conteúdo do “O Manual do Usuário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC” apresenta dados importantes para se avaliar antes de iniciar uma pesquisa, como: a diferença entre a iniciação científica com bolsa e sem a bolsa, quais são os motivos para ser pesquisador na graduação, quais os motivos que devem ser considerados para se conseguir a bolsa. O manual também orienta o graduando a procurar ajuda, tanto do seu orientador quanto de referências bibliográficas. A iniciação científica tem como característica ser um apoio quanto a metodologia e teoria da elaboração do projeto a ser pesquisado pelo graduando. Sendo um canal entre orientador e orientando , a iniciação científica abre um leque de oportunidades para o graduando. A iniciação científica qualifica em demasia o currículo do graduando. Sendo uma obrigação de a instituição realizá-la com freqüência e não apenas eventualmente. Por isso a iniciação pode ser analisada a parte da bolsa. Nesse ponto os orientadores têm importância primária, pois são eles que elaboram os projetos que serão desenvolvidos pelos orientandos. Nesse caso, o orientador decide: qual área pesquisar, qual a definição e importância da área a ser

Relacionados