Textos narrativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (903 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Textos narrativosA criação de um universo funcional através da linhagem é mesmo a essênciada narrativa literária. Nesta manifestação textual, os acontecimentos encadeiam-se de forma coerente e norteiam-se para um desenlace, perfazendo três categorias da lógica triádica das acções e queconstituem o esquema narrativo: a situação inicial (momento estável como qual se inicia uma narrativa), a complicação (ocorrência de um evento que coloca em causa essa estabilidade) e, finalmente, aresolução (que devolve o equilíbrio á narrativa). Estas situações de harmonia e de quebra da mesma são em número variável, mas apontam normalmente para uma resolução final.
Muitos são os elementos queparticipam na construção de uma narrativa. Quando se conta história, existe sempre um narrador que discursa sobre personagens que envolvem numa determinada acção, que, por sua vez, se encontra delimitadanum demarcado espaço e ocorre num certo tempo. Todos estes componentes constituem as várias categorias das narrativas, que serão tratadas adiantes.
Mas esta tipologia textual não se esgota naliteratura ficcional. Se é verdade que, tradicionalmente, se associa mais esta tipologia aos subgéneros formas, bastante diversificadas, de actualizar este modelo obedecendo criteriosamente á definição...
tracking img