Texto os passaros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1-) a) Se lermos esta reportagem daqui a um ano, vamos perceber que ela não é moderna.
b) Futebol, aquele esporte que faz o povo vibrar ao ver a vitória do time que sepropõe torcer.
c) Existem escolas em que as aulas da noite são iluminadas pela luz de velas.
2-) a) O professor defende que se deve respeitar a forma de língua em que ascrianças se expressam, levando-as a perceber que essa forma, no entanto, não é a que o país considera oficial. Devemos assim, ensinar a forma correta a essas crianças.
b) Não, ocomentário do jornal é maldosa, pois, atribui ao professor uma atitude de valorização do errado que ele não tem. As palavras do professor transcrita no texto contradizem a preconceituosaposição do redator do jornal.
3-) Sim, a história nos mostra duas mulheres, porém, não sabemos quem são, nem o que estão falando. Nós leitores não sabemos, mas as mulheres sim ecomo as duas sabem do que estão falando, o texto vai seguindo de forma coerente.

4-) a) Pintassilgos, sabiás e canários, no caso (os professores), pelo fato, de não terem buscado oconhecimento e o aperfeiçoamento, já que nascerá com o canto, com o dom.

b) Pintassilgos, sabiás e canários, representando no texto (os professores), por achar que seuconhecimento fosse o bastante, não imaginavam que o que realmente valia era a diplomacia de seus conhecimentos.
c) Eles: ao urubu (gestores), por terem a autoridade de exigir ocertificado.
Seus: aos passarinhos (professores), pois, mesmo com toda sua capacidade, é necessário a comprovação mediante diploma ou certificado.
d) Refere-seas pobres aves (os professores), por terem o dom do canto, a capacidade e dedicação, não acharam necessário tal diplomacia, já que, nascerá com o canto, então, simplesmente cantavam.
tracking img