Contraste radiologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1929 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão em Serviços de Saúde Radiológica
ADMINISTRAÇÃO DO SERVIÇO DE RADIOLOGIA
A radiologia, ou melhor, dizendo, os CENTROS DE DIAGNÓSTICOS POR IMAGEM (CDI) constituem o setor de prestação de serviços que mais tem despertado preocupação por parte dos dirigentes hospitalares.
Motivos:
A – porque os custos empregados na implantação e manutenção somam quantias muito elevadas edesproporcionais para qualquer hospital;
B – porque os investimentos nesta área são absolutamente necessários para o atendimento de qualidade do paciente.
OBSERVAÇÃO: Administrar um CDI significa utilizar todas as recomendações aplicadas à prática da boa administração e ouvir do dirigente hospitalar que o departamento não consegue sair do vermelho. Ou seja: o ato de ADMINISTRAR está relacionado com asatividades de planejamento, organização, direção e controle da empresa.
A administração do CDI envolve algumas grandes atividades:
Atendimento;
Fluxo de paciente;
Custos relacionados;
Materiais perecíveis;
Assistência Técnica;
Manutenção dos Equipamentos;
Seleção dos Profissionais (Administração dos Recursos Humanos);
A imagem da Instituição / clinica.
== CONTROLES DA ROTINA DEREALIZAÇÃO DE EXAMES = PEDIDO DE EXAMES ==
== RECEPÇÃO === SALA DE EXAMES = SALA DE LAUDOS === DIGITAÇÃO == SETOR DE GUARDA E RETIRADA DE EXAMES ==.
O exame radiológico tem inicio com a solicitação médica feita por outro profissional legalmente autorizado, através do pedido de exame. Este tem que ser preenchido de forma clara e legível e devidamente assinado por quem osolicita; e incluir o registro profissional nos órgãos competentes. O setor de recepção do CDI recebe o pedido. Alguns exames precisam ser pré-agendados, pois demandam preparo do paciente ou um maior tempo de realização do mesmo. Uma vez registrado o pedido, o paciente é encaminhado à sala de radiologia, onde recebe vestimentas adequadas e é preparado para a realização do exame. Uma vez concluído osprocedimentos, o paciente é novamente reconduzido à recepção para receber o protocolo de retirada do exame. O exame físico, radiografias ou outros meios de registro de imagem são levados à sala de laudos. Nessa sala, o médico radiologista analisa as imagens realizadas. O médico conclui o laudo e o encaminha ao setor de digitação, onde o texto é formatado, retornando para o médico fazer a conferênciafinal e assinar o respectivo laudo médico. Depois de concluída esta etapa, o exame seguirá para o setor de guarda de exames, onde o paciente fará a sua retirada.
MANUTENÇÕES DOS EQUIPAMENTOS RADIOLÓGICOS
A manutenção dos equipamentos radiológicos está inserida na chamada ADMINISTRAÇÃO COMERCIAL: normas, leis, plantas, pessoal, equipamentos, material, documentação, estatísticas, manutenção,serviços externos. A localização de uma unidade radiológica é no andar térreo, pois:
· Maior firmeza para sustentação dos trilhos;
· Economia de material e mão-de-obra por não haver necessidade de isolamento do piso, dirigindo o fluxo para a terra;
· Facilidade para a instalação de força elétrica.
Dependendo das características do hospital, o CDI vai se tornar mais ou menos oneroso para ainstituição. De qualquer forma a implantação de um serviço desta natureza exigirá altos investimentos e será necessária também a contratação de um plano de manutenção especializado permanentemente. O serviço de manutenção de primeiro atendimento é constituído por engenheiros e técnicos/tecnólogos na área eletrônica.
EXEMPLO: ARSENAL TECNOLÓGICO NECESSÁRIO À INSTALAÇÃO DO SERVIÇO:
HOSPITAL GERAL DEPORTE MÉDIO – 200 LEITOS - ARSENAL TECNOLÓGICO
QUANTIDADE
Equipe. radiologia convencional 01
Equipe. radiologia digital 02
Equipe. de mamografia 01
Equipe. para Densitometria Óssea 01
Equipe. de Ultra-som 02
Equipe. de Hemodinâmica 01
Tomografia Computadorizada 01
Ressonância Magnética 01
Equipamentos de radiologia transportáveis 04
Processadores de filmes-radiologia...
tracking img