Relatorio quimica eperimental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1544 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Química

Turma 4 de Agronomia

Professora

Alunos:
Guilherme RA:
Mariana RA:
Gustavo RA:

Relatório de Química
TÉCNICAS DE SEPARAÇÃO E PURIFICAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS

Maringá, 25 agosto de 2011.

Introdução

Neste relatório redigiremos sobre as técnicas de separação e purificação desubstâncias homogêneas e heterogêneas. As misturas heterogêneas podem ser separadas por diferentes métodos como:

● Filtração: método para separar sólido de líquido ou fluido que está suspenso, pela passagem do líquido ou fluido através de um meio permeável capaz de reter as partículas sólidas.
Numa filtração qualitativa, é usado o papel de filtro qualitativo, mas, dependendo do caso,o meio poroso poderá ser uma camada de algodão, tecido, polpa de fibras quaisquer, que não contaminem os materiais.
Para as filtrações quantitativas, é geralmente usado papel filtro quantitativo, placas de vidro sintetizada ou de porcelana sintetizada.
● Decantação: Utilizada principalmente em misturas bifásicas, como sólido-líquido (areia e água), sólido-gás (poeira-gás),líquido-líquido (água e óleo) e líquido-gás (vapor d’água e ar). Sendo esse processo fundamentado nas diferenças existentes entre as densidades dos componentes da mistura, e na espera pela sua decantação. A mistura é colocada em repouso num recipiente, de preferência fechado. Após a separação visual (fases), o processo pode ser feito através de vários métodos.

● Recristalização: Arecristalização é um método de purificação de compostos orgânicos que são sólidos a temperatura ambiente. O princípio deste método consiste em dissolver o sólido em um solvente quente e logo esfriar lentamente. Na baixa temperatura, o material dissolvido tem menor solubilidade, ocorrendo o crescimento de cristais. Se o processo for lento ocorre a formação de cristais então chamamos de cristalização, se for rápidachamamos de precipitação. O crescimento lento dos cristais, camada por camada, produz um produto puro, assim as impurezas ficam na solução. Quando o resfriamento é rápido as impurezas são arrastadas junto com o precipitado, produzindo um produto impuro. 
● O fator crítico na recristalização é a escolha do solvente. O solvente ideal é aquele que dissolve pouco a frio e muito a quente.As misturas heterogêneas podem ser separadas por diferentes métodos como:

● Destilação simples: Para separar a mistura de água e sal e recuperar também a água, emprega-se a destilação simples. A mistura é aquecida e a água entra em ebulição, mas o sal ainda não. O vapor de água passa pelo interior de um condensador, que é resfriado por água corrente. Com esse resfriamento, o vaporcondensa-se. A água liquida, isenta de sal, é recolhida no recipiente da direita e, ao final, restará sal sólido no frasco da esquerda. O líquido purificado que é recolhido no processo de destilação, recebe o nome de destilado. Ex: Água e sal.
● Destilação fracionada: Destilação simples, na qual uma coluna de vidro cheia de obstáculos é colocada entre o condensador e o balão na qual a misturaé aquecida. Os obstáculos permitem que o componente de menor ponto de ebulição chegue mais rapidamente ao condensador e destile primeiro. Assim que ele destilar totalmente, destilará o próximo componente liquido da mistura, que é recolhido em outro frasco.

Teremos o objetivo de separar componentes de misturas homogêneas, heterogêneas e determinar a composição percentual de uma mistura desal e areia.

Materiais

Foram utilizados os seguintes materiais:

1. Água destilada;
2. Pipeta de 10 ml;
3. Vidro de relógio
4. Papel de filtro;
5. Areia;
6. Sal de NaCl;
7. Funil;
8. Bico de Bunsen;
9. Bastão de vidro;
10. Béquer;
11. Balão volumétrico;
12. Tela de amianto;
13. Cápsula de porcelana;
14. Proveta;
15. Balança analítica.

Procedimento do experimento:...
tracking img