Resenha pequeno principe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (560 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Acadêmica Crítica – O pequeno Príncipe

Um livro infantil escrito para adultos. Sim, pois além de agradar as crianças, ele também tem a capacidade de fazer adultos voltarem a infância eencarar coisas simples, mas que muitas vezes são deixadas para trás com o passar dos anos. Talvez é esse sentimento de nostalgia que faz o sucesso do livro, diz-se que depois da Bíblia, é o segundolivro traduzido em mais línguas (170 linguas ou dialetos), é o livro Frances mais vendido e já possui até um museu situado no Japão.
Publicado em 1943 nos Estados Unidos, o autor refugiado da 2° GuerraMundial, conta a história de um pequeno príncipe que mora em um planeta minúsculo perdido pelo espaço. Ele resolve partir em uma jornada que leva-o a vários planetas até pousar na Terra. No caminhoconhece vários personagens pitorescos tais como o rei, o vaidoso, o bêbado, o empresário, o acendedor de lampiões, o geógrafo, a serpente, a raposa, o vendedor, o manobreiro e o aviador. Todos elesapresentam algum ensinamento – bom ou mau- a repassar ao principezinho, assim como ele passa aos anfitriões.
As interpretações das passagens do livro são tão diversas e mutáveis que seria impossívelenumerar todas. Isso acontece, pois, cada um interpreta o livro de acordo com o seu íntimo, e com o momento atual de sua vida. Se hora sorri com alguma passagem do texto, segundos depois pode ficarpensativo. Talvez amanhã, ou daqui alguns dias, quando voltar a ler, outras coisas façam sentido, coisas que hoje não tem a mínima importância.
Cada personagem do livro mostra o quanto as “pessoasgrandes” se importam com coisas que no fundo se tornam inúteis, isso pode ser bem traduzido em uma frase da raposa: “Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos.” O livro devolve a cadaum o mistério escondido em sua alma, resgata valores que perdemos com o passar dos dias corridos e cheio de problemas e ocupações. Uma obra que é capaz de mudar o leitor, com frases que trazem alem...
tracking img