Faculdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1

2

ão é à toa que a mídia sempre retoma o assunto de jovens que usam anabolizantes veterinários para ficarem com um corpo mais atlético e acabam entrando em coma ou ainda, meninas tomam indiscriminadamente a pílula anticoncepcional de emergência a fim de evitar a gravidez indesejada, sendo que o mais correto seria se prevenir dia-a-dia. Tomar medicamentos exige cuidados, o primeiro seriaa prescrição médica. Não se deve tomar medicamentos sem que seu médico tenha indicado. Conforme a Organização Mundial de Saúde, "há uso racional quando pacientes recebem medicamentos apropriados para suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade".

3

uso irracional além de gerar custos aopaciente, que pode não estar sendo tratado da maneira mais adequada e assim levará mais tempo para a cura, também onera o sistema de saúde. Passa-se mais tempo tomando um medicamento desnecessário e não se consegue o efeito desejado. Na pior das hipóteses, o medicamento tomado de maneira inadequada pode até prejudicar o paciente.

4

O que é automedicação

automedicação é a utilização demedicamentos por conta própria ou por indicação de pessoas não habilitadas, para tratamento de doenças cujos sintomas são “percebidos” pelo usuário, sem a avaliação prévia de um profissional de saúde (médico ou odontólogo).

5

O que é o uso indiscriminado de medicamentos
Uso indiscriminado de medicamentos não se restringe somente à automedicação. Está relacionado à “medicalização”, ou seja, umaforma de encontrar a cura para as doenças e promover o bem-estar usando exclusivamente o medicamento.

Quais os riscos causados pela automedicação e pelo uso indiscriminado de medicamentos

ma das preocupações frente à automedicação e ao uso indiscriminado de medicamentos é o risco de intoxicação. Os analgésicos, os antitérmicos e os antiinflamatórios representam as classes de medicamentosque mais intoxicam.

6

6 coisas pra você saber antes de se medicar

MEDICAMENTO OU REMÉDIO ?

Todo medicamento é remédio, mas nem todo remédio é medicamento

REMÉDIO é qualquer cuidado que pode aliviar a dor ou ajudar a combater uma doença. Por exemplo: massagem, chá caseiro, fisioterapia, caminhada, acupuntura.

Já MEDICAMENTO é uma forma farmacêutica (cápsula, comprimido, xarope,creme, pomada, drágea, entre outros) produzida em laboratório e utilizada para prever ou curar doenças, ajudar nas funções do nosso organismo, aliviar sintomas de mal estar ou ajudar a detectar doenças.

7

AS TARJAS DAS EMBALAGENS
MEDICAMENTOS COM TARJA PRETA:
Só podem ser comprados com a entrega da receita médica para o balconista ou farmacêutico. A compra desses medicamentos é controladapelo governo e, por isto, a receita fica retida e o comprador deve fornecer seus dados (nome, endereço e número da carteira de identidade).
Alguns medicamentos de tarja vermelha também seguem essa regra, que é indicada na embalagem pela frase “venda sob prescrição médica – só pode ser vendido com retenção da receita”.

MEDICAMENTOS COM TARJA VERMELHA:
Só podem ser comprados com a apresentação dareceita médica.

MEDICAMENTOS SEM TARJA:
Esses medicamentos podem se vendidos sem receita médica, mas só compre com indicação do seu médico ou orientação do farmacêutico.
OBS: A Tarja amarela juntamente com uma grande letra “G” na embalagem significam que se trata de um medicamento genérico. Logo, esse tipo de faixa não indica restrição quanto à venda.

8

EMBALAGENS
Dicas paraidentificar falsificações Nas caixas de medicamentos, geralmente nas laterais

existe uma área especial que deve ser raspada com um objeto metálico, para verificar se o medicamento é autêntico.

INTOXICAÇÃO
Os medicamentos são responsáveis por mais de 30% das intoxicações humanas no Brasil. Os principais consumidores são adultos e jovens adultos.

Procure sempre a orientação de um profissional de...
tracking img