Enfermagem no centro de diagnostico por imagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3865 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS
CURSO DE RADIOLOGIA E DIAGNOSTICO POR IMAGEM

SUS-Enfermagem no centro de diagnóstico por imagem

MOGI DAS CRUZES
2012



SUS-Enfermagem no centro de diagnóstico por imagem








TRABALHO DE ESTUDO DIRIGIDO DA DISCIPLINA DE SUS APRESENTADO AO CURSO DE RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM E SAÚDE DA UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS, PARA OBTENÇÃO DOTÍTULO DE GRADUAÇÃO EM TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA MÉDICA, SOB ORIENTAÇÃO DO PROF: FÁBIO MANOCCHI.





MOGI DAS CRUZES
2012

AOS MEUS PAIS
AO MEU FILHO
PORQUE FAMÍLIA É TUDO.

AGRADECIMENTOS

AGRADEÇO A DEUS, MEUS PROFESSORES E FAMILIARES QUE SÃO MEUS INSPIRADORES NAVIDA.

RESUMO

RADIOLOGIA: ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM NA ÁREA DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

A radiologia é a especialidade médica que utiliza qualquer forma de radiação ionizante, sonora ou magnética, passível de transformação em imagens, para fins diagnósticos ou terapêuticos.
O trabalho tem como objetivo descrever a importância do profissional de enfermagem no centro dediagnóstico por imagem. Trata-se de um estudo bibliográfico.
Observamos então que os exames radiológicos contrastados necessitam de um profissional de enfermagem, para manipular uma via de acesso venoso com a finalidade de administrar os fármacos necessários para o procedimento e também na presença de alterações hemodinâmicas como, náuseas, vômitos, urticárias, broncoespasmos, hipotensão isolada, reaçõesanafilactóides, reação vagal, parada cardíaca e convulsões, sendo de suma importância a presença da enfermagem para ajudar a reverter estas alterações.
De acordo com os nossos resultados detectamos os avanços tecnológicos da radiologia e observamos um amplo campo de atuação na área de enfermagem, possibilitando consagrar que esses profissionais são imprescindíveis para a realização dos examesradiológicos.
PALAVRAS CHAVE: Radiologia; enfermagem; contrastes.

Sumário

1.0 INTRODUÇÃO 7
2.0 OBJETIVOS 8
2.1 GERAL 8
2.2 ESPECÍFICOS 8
3.0 METODOLOGIA 8
4.0 REVISÕES DE LITERATURA 9
4.1 CONCEITOS DE RADIOLOGIA 9
4.2 TIPOS DE EXAMES 10
4.3 MEIOS DE CONTRASTES 11
4.3.1 Extravasamento Cutâneo do Meio de Contraste 15
4.4 EXAMES RADIOLÓGICOS E SEUS RESPECTIVOS MEIOS DECONTRASTE 15
4.5 RISCOS X BENEFÍCIO DA UTILIZAÇÃO DOS MEIOS DE CONTRASTE 16
4.5.1 Medidas práticas para redução dos riscos de reações adversas aos meios de contraste 17
4.6 PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM NA APLICAÇÃO DOS MEIOS DE CONTRASTE DENTRO DOS EXAMES RADIOLÓGICOS 17
5.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS 21
Bibliografia 22

1.0 INTRODUÇÃO

Em 1895, Wilhelm Conrad Roentgen descobriu osRaios-X, percebendo então que esta radiação conseguia atravessar grande parte de substâncias e tecidos humanos, exceto ossos e objetos metálicos.
Essa descoberta se espalhou pelo mundo da Ciência, e com a tecnologia o trabalho de Roentgen evoluiu tornando-se a Radiologia.
Com a evolução cientifica, além dos Raios-X houve também a necessidade da utilização de substâncias químicas, chamadas meios decontraste, para a melhor visualização das estruturas anatômicas, pois alguns órgãos possuem densidades semelhantes, dificultando sua visualização, portanto, os meios de contrates atuamopacificando o interior dos órgãos para facilitar a visibilidade dos Raios-X, também sendo utilizados constantemente em exames de diagnóstico por imagem.
Por outro lado estas substâncias podem causar algumasreações adversas, dentre elas, náuseas, cefaléia, taquicardia, bradicardia, dispnéia, edema laríngeo, parada cardiorespiratória, convulsões, entre outros.Para administração desses meios de contraste é necessário a assistência de uma equipe de enfermagem especializada para atuar na realização do procedimento prático de aplicação da substância e em possíveis complicações.
Esta especialização está...
tracking img