Texto de historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Todos os setores, instituições e sistemas sociais passam por mudanças, transformações ao longo do tempo. Tais mudanças são frutos das necessidades de cada momento histórico, isto é, resultantes dos novos desafios que a sociedade apresenta. Neste sentido, o Sistema Educacional Brasileiro sofreu grandes alterações, ora em sua estrutura, ora na forma de se pensar a educação, a função da escola, eespecificamente sobre o papel de cada disciplina. Veremos aqui algumas reflexões a cerca do ensino de História, analisando as idéias apresentadas pelos autores Marcos Silva e Selva Guimarães Fonseca, Maria Auxiliadora Schimidt e Marlene Cainelli e Circe Maria Bittencourt.
No primeiro texto "Ensinar História no Século XXI: Em busca do Tempo Entendido, os autores Marcos Silva e Selva Guimarãestrazem uma reflexão a cerca do currículo das escolas brasileiras, atentando especificamente para a disciplina História. Fazem alguns questionamentos tais como: como são selecionados os conteúdos? Com qual objetivo são ensinados? de que forma são introduzidos? quais as metodologias e recursos adotados pelos professores? Os métodos, recursos e conteúdos são adequados a série e a faixa etária dos alunos?Assim, ao mesmo tempo em que abordam a forma de organização dos nossos currículos e as suas finalidades, os autores fazem uma critica desse processo "isolado" de se pensar e construir os currículos, uma vez que temos uma sociedade multicultural, ou marcada pela diversidade. Acreditam que deveriam incluir uma participação mais significativa, havendo a necessidade de se pensar nas diferenças.Ressaltam que já vem sendo trabalhadas essas questões ao se incluir, por exemplo, os temas Ética e Pluralidade Cultural nos PCN, e mais recentemente a obrigatoriedade do ensino de História e cultura Afro-brasileira com a Lei 10.639/03, porém são propostas que apenas configuram no papel, distantes da realidade das escolas brasileiras.
De modo geral, podemos resumir a discussão dos autores em doispontos significativos: o primeiro seria como ensinar numa sociedade multicultural e o segundo seria a questão da influência da mídia na vida dos alunos e na educação o que nos implica em questionar de que forma transformar tanta informação em conhecimento. Neste sentido, nosso grande desafio é pensar na proposta de construção curricular temática e multicultural, voltada para uma perspectiva críticotransformadora, que vai muito mais além da reforma de diretrizes curriculares. Depende muito de outros fatores, principalmente da reflexão sobre a docência, de repensarmos enquanto educadores e historiadores a nossa prática pedagógica, analisando nossas ações, o cotidiano escolar e, sobretudo, pensarmos sobre nosso papel de cidadão e nossa função de educador, bem como a função da escola.
No segundotexto Ensinar História, de Maria Auxiliadora Schimidt e Marlene Cainelli, as autoras trazem uma reflexão a cerca do saber e o fazer históricos em sala de aula, parindo da problematização da predominância da tendência tradicional, onde o ensino de História é baseado na repetição enfadonha dos conteúdos pelos alunos, levando os mesmos a ter antipatia com a disciplina, desconhecendo a importância damesma na sua formação.
Segundo as autoras, essa prática é contraditória a proposta do ensino de História atual, o que se propõe é uma prática docente distanciada da imagem do professor como transmissor do saber, pois o professor é mediador, ele oferece condições para que o aluno construa o conhecimento, tornando-se sujeito do processo. Assim, a relação pedagógica ganha um enfoque plural, cabeao professor dar ao aluno as ferramentas para aprender a pensar historicamente, o saber-fazer, o saber-fazer-bem.
Cabe ressaltar aqui, outro ponto importante discutido pelas autoras que são os significados de expressões muito usadas pelos professores, mas que desconhecem o significado, tornando-se assim discursos utópicos como procedimento histórico, método ou abordagem didática, técnicas de...
tracking img