Texto de franco cambi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA
DA
EDUCAÇÃO I







LUANA MONTEIRO
TURMA 102 NOITE
QUESTÕES COM BASE NA LEITURA COMPLEMENTAR DE JAIME PINSKI

1) Quais são as diferenças – de um modo genérico, a partir da idéia de representação – entre o conceito de cidadania na Grécia antiga e atualmente?

O conceito de cidadania da Grécia antiga era diretamente vinculado à democracia, esta afirmava aigualdade de todos os homens adultos perante as leis e o direito de todos de participar diretamente do governo da cidade. Porém para participar do governo da polis, era necessário que o cidadão além de opinar, falar, deveria também saber persuadir a assembléia. Já nos dias de hoje a democracia está além dos direitos políticos, ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à igualdade perante a lei, àeducação, ao trabalho à saúde e a uma velhice tranquila. Em resumo, cidadania é ter direitos civis, políticos e sociais.

2) Qual é a diferença entre o conceito de legitimidade do poder depois das revoluções burguesas (como a Revolução Francesa) e o conceito anterior, durante o Antigo Regime?

O conceito de legitimidade durante o Antigo Regime era baseado nos deveres dos súditos, após asrevoluções burguesas lutas travaram-se para que se ampliasse o conceito e a prática de cidadania e o mundo ocidental os estendesse para mulheres, crianças, minorias nacionais étnicas, sexuais e etárias.

3) Explique, com conceitos e exemplos, o que entende por uma democracia plena, que inclua universalidade, participação e direitos sociais.

Democracia plena é aquela que coloca o governocomo servo do cidadão, e que combata a corrupção. A democracia plena, não se vende, não se compra, antes garante a igualdade e a qualidade de vida à todos, independente de cor ou religião não busca o lucro antes do bem estar de seus governados. Talvez possa ser utópica, tal idéia de democracia, mas é esta a minha visão.

4) Debata sobre a fragilidade da democracia: ao mesmo tempo em que podeampliar os direitos, está sempre ameaçada pelo cerceamento deles. Explique e dê exemplos.

A democracia é frágil pois quando assegura aos cidadãos direitos civis, políticos e sociais corre o risco de ser limitada ao passo que esses mesmos cidadãos buscam o poder e se voltam contra ela. Para que a mesma possa se fortalecer é necessário a politização das pessoas, que devem deixar o “vício” dacidadania passiva, do individualismo, para se tornarem mais participantes e conscientes da coisa pública.

5) O Brasil pode ser considerado uma democracia? Justifique, com ênfase na questão da educação para todos.

A educação para a democracia difere, também, da simples instrução cívica, que consiste, por exemplo, no ensino da organização do estado e dos deveres do cidadão, que visafacilitar aos indivíduos a informação política, qualquer que seja o regime vigente.
Um dos valores fundamentais da democracia é a liberdade individual, que não pode ser sacrificada em nome de qualquer ideologia.
Após mais de vinte anos, é evidente que ainda estamos numa Democracia de Conflito, cujo caminho para uma sociedade igualitária esteja mesmo nas associações civis, populares,onde cada conjunto consiga ter a experiência de uma democracia.
Crise, fome, desemprego e pobreza: dificuldades de um país que abandona o Estado de Bem-Estar Social com uma enorme desigualdade em sua população.

Campos dos Goytacazes, 23/10/2012.













QUESTÕES COM BASE NA LEITURA COMPLEMENTAR DE FRANCO CAMBI
1) Explique o significado geral do texto, a partir da frasedo mesmo autor: “A sociedade medieval educa – como sempre ocorre nas sociedades tradicionais – através de severos controles, mas também através de dispositivos de escape.”

O texto fala da educação dada pela igreja medieval, que era delegada a ensinar as pessoas naquela época. No entanto essa mesma igreja, só ensinava o que lhe convinha, o conhecimento era limitado, controlado; porém no que...
tracking img