Fichamento do livro historia da pedagogia de franco cambi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluna: Isabel Caroline da Silva


FICHAMENTO A EDUCAÇÃO NA GRECIA


FICHAMENTO: CAMBI, Franco. Historia da Pedagogia. São Paulo. Fundação Escildo da UNESP, 1999. Cap 3.



O textoescrito por Franco Cambi, é composto por alguns tópicos, onde ele aborda como foi surgindo a pedagogia através da Idade Arcaica até a origem da pedagogia ocidental.
Inicialmente ele faz comentáriossobre o povo grego. Mas adiante, explica o que favoreceu a formação de reinos isolados e independentes governados por reis guerreiros, até citar os poemas Ilíadas e a Odisséia, onde tais poemas trazema relação entre mestre e aluno ( Centatauro Quirão) e a outra um ambiente familiar com suas praticas e afetos.sendo esse um elemento da educação grega. Franco também fala da educação heróica, que évoltada para os adolescentes aristocráticos onde são treinados para competições e jogos.
No segundo tópico, A Polis e a Formação do Cidadão: Leis e Ritos, Agonística e Teatro, ele comentasobre a organização política do estado típica da Grécia arcaica, que organiza um território mas que sobretudo é aberta para o exterior e administrada por regime ora monárquico e oligárquico. Fala dosjogos agônicos que são educativos e que pertencem também à arete da mulher, vistas nos seus comportamentos não oficiais, mais íntimos e privados.
A Educação Familiar, a Mulher, a Infância, Francodeclara a família como primeiro lugar, primeiro regulador da identidade física, psicológica e cultural do individuo. No interior do óikos (espaço familiar) reina a mulher mas invisivel e subalterna.Adiante diz que existem mulheres que se opõem a isso, são as amazonas, mulheres assassinas. Que criam uma comunidade feminina rodeada de filhos e parentes, onde essas crianças vivem a infância emfamília e a partir dos sete anos é inserido em instituições publicas e sociais que lhes concedem uma identidade .
No quarto tópico ele diz que Atenas e Esparta são dois modelos educativos, pois...
tracking img