Teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1

Educação Em Saúde



Curso de Tecnologia em Radiologia

2

Objetivos do Conteúdo
Explicar o que é Mamografia  Explicar o que é o Câncer de Mama.  Suas formas de prevenção e importância  Auto Exame de Mama  Realização do Auto Exame de Mama  As tecnologias usadas para diagnosticar a doença  Dados estatísticos da doença no Brasil e no mundo 3  Dados estatísticos dosequipamentos no Brasil


O que é Mamografia ?


A mamografia é a radiografia das mamas, um exame que utiliza radiação para revelar possíveis alterações no órgão e que exige a compressão suportável das mamas para uma melhor detecção de nódulos e possíveis tumores.

4

Exames


Esse exame faz parte de um conjunto de ações que auxiliam a detectar precocemente o câncer de mama, tipo que maismata as mulheres, e a tratá-lo. Ainda existe dificuldade de acesso à mamografia no Brasil pelo SUS porque os mamógrafos são subutilizados pela falta de funcionários e manutenção, entre outros problemas. O exame clínico das mamas, quando realizado por um médico ou enfermeira treinados, pode detectar tumor de até 1 (um) centímetro, se superficial. Deve ser feito uma vez por ano pelas mulheres entre40 e 49 anos. A mamografia (radiografia da mama) permite a detecção precoce do câncer, ao mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas (medindo milímetros). Deve ser realizada a cada dois anos por mulheres entre 50 e 69 anos, ou segundo recomendação médica. Mulheres muito jovens que necessitarem investigar nódulos devem associar ultra-som e mamografia, pois a mamografia muitas vezes não conseguedetectar lesões e mamas muito jovens e muito densas.
5







Importância do Exame


A maioria dos médicos solicita a mamografia para poder detectar algum problema na mama enquanto ainda há possibilidade de cura. Uma em cada 10 mulheres vai desenvolver câncer de mama em sua vida! A necessidade de uma mamografia depende dos sintomas, da idade e da história médica da paciente.



A mamografia só é recomendada para mulheres jovens, abaixo de 35 anos, nos casos em que apresentem sintomas ou história familiar de câncer de mama. Acima de 40 anos: uma mamografia anual, de acordo com recomendação do Colégio Brasileiro de Radiologia e o quadro clínico da paciente.

6

7

Auto Exame


O auto-exame das mamas é um procedimento simples para examinar suas própriasmamas em busca de nódulos ou outras alterações na pele ou no mamilo, por exemplo. Você deve realizar o auto-exame todos os meses, de preferência de sete a dez dias depois do primeiro dia do ciclo menstrual, quando as mamas estão menos sensíveis. Mulheres em menopausa, ou que não menstruem mais, devem fazer o auto-exame no mesmo dia todos os meses, por exemplo, todo dia 15. Mulheres que estãoamamentando devem realizar seu exame no mesmo dia todos os meses, depois de amamentar. Se detectar alguma alteração nas mamas, contate seu médico. Apesar da maioria dos nódulos não serem malignos, todos necessitam de avaliação médica.
8



Ilustração do Auto Exame de Mama

9

Como Fazer Auto Exame de Mama




 

  

1. Diante do espelho, procure observar alguma alteração napele ou no contorno das mamas, como retrações e abaulamentos. 2. Levante os braços, colocando-os atrás da cabeça, e perceba se, com esse movimento, surge alguma área de repuxamento na pele ou no mamilo. 3. Ainda em frente ao espelho, pressione as mãos de encontro aos quadris, contraindo os músculos do peito. 4. Durante o banho, palpe as mamas com as pontas dos dedos, e note se há alguma alteraçãodo tecido glandular, como nódulos ou caroços, por exemplo. 5. Examine ambas as mamas, fazendo movimentos circulares desde a parte mais externa até o mamilo. 6. Pressione, delicadamente, a aréola e o mamilo e observe se há, ou não, saída de alguma secreção anormal (sanguinolenta). 7. Deitada, com um dos braços sob a nuca, repita a palpação das mamas usando a ponta dos dedos. - Caso você tenha...
tracking img