Teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Este trabalho tem como objetivo fazer uma breve análise da Escola de Chicago, introduzindo suas raízes e principais pensadores que contribuíram para o estudo sociológico urbano. Os autores tratados são Louis Wirth e Robert Park.
A Escola, suas influências e métodos
A Universidade de Chicago foi fundada em 1895 a partir de uma grande doação feita por John D. Rockefeller e implantada pelo entãoPresidente William Harper. A proposta da universidade era inovadora em priorizar a pesquisa ao invés dos cursos correntes. Isso permitiu criar o Departamento de Sociologia e Antropologia e a editora da Universidade de Chicago, que colaboraram para difundir os estudos realizados e tornar a instituição a maior referência em pesquisa sociológica até o decênio de 30.
O período compreendido entre 1915a 1940 teve um conjunto de trabalhos de pesquisas sociológicas e caracterizam-se como Escola de Chicago. Esses trabalhos foram realizados por professores e estudantes da universidade. O uso da expressão “Escola de Chicago” foi utilizado pela primeira vez de modo tardio, somente em 1930, quando Luther Bernard mostrou as escolas de sociologia existentes e suas diferenças.
A Escola de Chicago nãopossui uma homogeneidade de pensamento, proporcionando um lugar diferenciado na sociologia americana. A principal característica é a pesquisa empírica

tadeu
Título: O crescimento urbano e seus fenômenos. A vertente da Escola de Chicago por Robert Ezra Park e Louis Wirth.

Andréia Liguori, Cristianne Falsetti, Daniela Latorre, José Tadeu, Mariana Sampaio, Tatiana Araujo e Vanessa Valentim.Professora: Volia Regina C. Kato.

1. Introdução. Breve introdução sobre a Escola de Chicago.
2. A Cidade: Sugestões para a Investigação do Comportamento Humano no Meio Urbano. PARK, Robert Ezra.
3. O Urbanismo como Modo de Vida. WIRTH, Louis.
4. Contexto atual. Conclusões.
As consequências do acelerado crescimento populacional descontrolado iniciado por volta de 1850, que naquelaépoca pensava-se ter seus problemas resolvidos com os avanços tecnológicos e científicos dos anos posteriores, foram causando uma série de modificações profundas na vida social, uma vez que a população desde então vem crescendo geometricamente.
Na época em que foram publicados os estudos de Robert Ezra Park e Louis Wirth, segunda metade do século XX, a população alcançava três bilhões dehabitantes. Esses sociólogos norte-americanos da Escola de Chicago debatem uma série de questões a fim de criar uma consciência dos grandes problemas urbanos de sua época, propondo formas de abordagens e estudos dos fenômenos urbanos, que em grande parte ainda hoje são recorrentes, como: sub-habitação, delinquência, marginalismo e choque cultural, bem como problemas de planejamento urbano em geral.
Parafinalidades sociológicas, uma cidade é uma fixação relativamente grande, densa e permanente de indivíduos heterogêneos. Populações numerosas criam uma variabilidade individual com consequente enfraquecimento das relações humanas que passam a ser anônimas, superficiais e transitórias. Agregado aos grandes números, a densidade populacional e a busca por parte dos indivíduos de garantir os seusinteresses de moradia de acordo com seu poder aquisitivo, determinam a atratividade de várias áreas da cidade cada qual com camadas diferentes da população, onde a transição entre esses “mundos sociais” se dá, muitas vezes, de forma drástica revelando diferenças e segregações sociais bastante contrastantes. Devido aos seus diferentes interesses, os indivíduos tornam-se membros de grupos distintos,resultando na heterogeneidade dos centros urbanos e as instituições tendem a atender às necessidades das massas em vez do indivíduo.
Todas essas relações de causa e efeito intrínsecos ao processo de urbanização não são somente um tema das Ciências Sociais, mas uma verdade atual que deve ser preocupação daqueles que lidam diretamente com a cidade como o arquiteto e urbanista que propõe e executa...
tracking img