Teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1755 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Departamento de Engenharias e Ciências da Computação – DECC

Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação

Disciplina de Introdução aos Sistemas de Informação

Prof. Denílson Rodrigues da Silva

Acadêmicos: Djon Adams, Pedro G. Soares

Trabalho de Elaboração de um Plano de um Sistema de Informação

1. Introdução

No presente Plano de Sistemas de Informação procuraremos desenvolveruma solução que venha a contribuir para eficácia de um programa inicialmente desenvolvido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul em parceria com o Executivo Municipal, cujo objetivo principal do mesmo é proporcionar a comunidade a Inclusão Digital.

O Governo Federal, por meio do Ministério das Comunicações criou o Programa Inclusão Digital, onde são fornecidos Desktops para os municípios,os quais por sua vez devem, em contrapartida, disponibilizar estrutura física para instalação dos equipamentos, profissionais capacitados para auxiliar os usuários do programa bem como arcar com as despesas com a manutenção do mesmo.

A Prefeitura Municipal disponibilizou a estrutura para instalação dos equipamentos, e está mantendo o projeto arcando com despesas de manutenção e pessoal para odesenvolvimento do projeto bem como divulgação do programa e do Tele Centro montado para atender a comunidade.

Como a comunidade teve uma boa receptividade e está procurando adquirir conhecimento sobre o tema proposto pelo projeto, o poder público municipal vê a necessidade de melhorar a estrutura de equipamento e pessoal para que possa atender a demanda que está sendo exigida.

2.1 CenárioAtual

O Tele Centro hoje é um local onde a população em geral pode utilizar sua estrutura para pesquisas, acesso a informação e elaboração de diversas atividades do interesse dos usuários, não tendo exigência nenhuma para utilização da estrutura, estando disponibilizada a qualquer munícipe, podendo utilizar os equipamentos sem que haja uma fiscalização sobre as atividades exercidas pelosusuários.

O recurso de pessoal que hoje o Programa dispõe não é suficiente para atender a demanda da comunidade. Apenas um técnico auxilia os usuários durante a utilização dos equipamentos esclarecendo dúvidas e orientando-os quando os mesmos necessitarem de alguma ajuda. Não existe um cronograma para propor atividades para despertar interesse dos usuários, assim como proporcionar treinamentos ecapacitação.

Como os equipamentos possuem Sistema Operacional Línux, o técnico não tem domínio total sobre a ferramenta para proporcionar o atendimento necessário aos usuários do Programa, desta forma, estes, que não contem conhecimento sobre o Sistema, acabam não tendo subsídios para proporcionar a aquisição das noções necessárias sobre a tecnologia, sendo assim, o objetivo inicial do Programa nãoestá sendo levado em consideração.

Com objetivo de propor mudanças na estrutura, recursos humanos e no desenvolvimento do Programa, estamos elaborando um Plano de TI que procurará apontar as deficiências deste projeto e apontar soluções para que os recursos disponíveis possam ser utilizados para que efetivamente a comunidade tenha acesso ao meio digital.

2.2 Estrutura Física

O Tele Centroestá utilizando uma sala de aproximadamente 70 M² cedida pela prefeitura, sem divisórias com um banheiro e uma copa.

Neste ambiente foram dispostos escrivaninhas individuais para instalação de 10 Desktops, com processador Celeron 1.2 GHz, 40 GB, 512 MB RAM com kit Multimídia, dispositivos de entrada e saída, SO Kurumin 7 e um servidor Dual Core 2.2 GHz, 3 GB RAM e 250 GB de HD. Estesequipamentos estão ligados em redes e compartilhando 1,5 GB de banda de internet.

2.3 Horário de Funcionamento

O atendimento aos usuários é feito em dois turnos, pela manhã das 08h00min ás 12h00min e no turno da tarde das 13h30min ás 17h30min.

2.4 Recursos Humanos

A prefeitura municipal designou um técnico em informática do quadro funcional para recepção e auxílio aos usuários durante a...
tracking img