Teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MICROECONOMIA


Oligopólio








Clayton Aparecido
Flavio Martorelli Gonçalves
Genilson Gomes
Marcos Antonio Nunes
Pedro Zerbini
Willian Silva
São Paulo, 2012

Introdução
O estudo da microeconomia introduz conceitos importantes aos estudantes, como as análises de demanda e oferta, o conceito e aplicação das elasticidades e as acepções do equilíbrio de mercado, por exemplo.Estudar as estruturas de mercado dá maior sentido a todo o aprendizado adquirido, uma vez que, conhecer sobre demanda, oferta e elasticidade dará amparo à compreensão das demais estruturas.
O que irá caracterizar uma organização dentre as diferentes estruturas de mercado apresentadas serão variáveis como a quantidade de organizações produtoras, a existência de barreiras ao ingresso de novasempresas e o diferencial do elemento produzido e/ou serviço prestado. No mercado oligopolista, objeto de análise deste trabalho pode haver tanto poucas empresas dominando o mercado, quanto poucas empresas que dominam um setor com muitas empresas.











Definição
Oligopólio é uma “estrutura de mercado com pequeno número de empresas que dominam o mercado, formando barreiras à entrada denovas empresas, o oligopólio corresponde a uma estrutura de mercado de concorrência imperfeita, no qual o mercado que oferece determinado produto ou serviço é controlado por um número reduzido de empresas, de tal forma que cada uma tem que considerar os comportamentos e as reações das outras quando toma decisões de mercado.
No oligopólio, os bens produzidos podem ser homogêneos ou apresentaralguma diferenciação sendo que, geralmente, a concorrência se efetua mais ao nível de fatores como a qualidade, o serviço pós-venda, a fidelização ou a imagem, e não tanto ao nível do preço, isto caracteriza uma estrutura de mercado de concorrência imperfeita
Exemplos de empresas com pratica de oligopólio são: mineração, alumínio, aço, construtores automóveis, cimentos, laboratórios farmacêuticos,aviação, comunicação e bancos, sectores da indústria, transportes e comunicações, nos quais as barreiras à entrada são elevados.
Outros exemplos de oligopólios são observados também na Indústria Americana de Petróleo, onde oito firmas respondem por 60% da capacidade de refino da indústria.
Ainda mais, a maior parte da indústria de equipamentos elétricos é dominada pela General Eletric e pelaWesting house. A Indústria de latas para conservas é controlada por duas firmas: American Can e Continental Can, e isto caracteriza um oligopólio dentro da estrutura de mercado.
Independente da estrutura a que se pertença, o fato é que os produtores sempre estão à busca de ampliar os seus lucros, através de mecanismos dos mais variados tipos. Alguns investem alto em técnicas de ponta enquantooutros enfatizam mais o emprego de mão-de-obra qualificada. Os investimentos realizados pelos produtores, quaisquer que sejam os instrumentos em que eles invistam, são indispensáveis no processo de totalização dos custos
As organizações podem fazer parte do mercado oligopolista das seguintes formas: oligopólio concentrado (onde um pequeno número de empresas domina um determinado setor) e oligopóliocompetitivo (onde um pequeno número de organizações domina um setor com muitas empresas).
Uma rede oligopolista não apenas é formada por grandes firmas, mas também pode ser composta por pequenas firmas, como se vê nas cidades poucas mercearias explorando o mercado mesmo sendo pequenos estabelecimentos relacionados com as grandes firmas dominantes, ou os altos negócios, pois ambos constituemoligopólios
Para os consumidores a formação de oligopólios não é boa, pois dificulta a entrada de outras empresas no setor dominado. Desta forma, a concorrência diminuí e os preços podem ficar altos.
Os países que seguem uma economia baseada na livre concorrência empresarial, tomam medidas que dificultam a formação de oligopólios na economia.
Outra característica importante dos oligopólios é o fato...
tracking img