Teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
partes de um ambiente maior podem afetar o ambiente ou serem afetadas por ele, ao menos levemente.
No que tange a análise proposta neste artigo, Bowditch e Buono (1997), têm como grandecontribuição conceitual a definição dos elementos de interesse na organização, ou seja, o entendimento da relação entre as organizações e os diversos grupos sociais que são afetados pela sua operação: acionistas,funcionários, sindicatos, clientes, fornecedores, comunidade local, entidades governamentais e assim por diante.
O modelo dos interessados na organização (stakeholders), descrito por Bowditch eBuono (1997, p. 144), sugere que as incorporações estejam a serviço de uma sociedade maior, reconhecendo que as exigências sobre as organizações empresariais crescem continuamente e, ampliando avariedade de grupos que não eram tradicionalmente definidos como parte do interesse imediato da organização.
Segundo os autores “interessado é qualquer grupo ou indivíduo que possa afetar ou ser afetadopelo desempenho da organização em termos de seus produtos, políticas e processos operacionais”. (Bowditch e Buono,1997, p. 145)
O modelo dos interessados vem desequilibrar o modelo do acionista, quetem em sua essência a responsabilidade de servir os interesses dos donos e os diversos grupos afetados por suas organizações são vistos apenas como “transações de mercado” e não influenciadores nasdecisões.
Neste contexto, Lodi (2000), ao tratar de Governança Corporativa, demonstra que esse é um novo nome para o sistema de relacionamento entre acionistas, auditores independentes e executivos daempresa, liderado pelo Conselho de Administração.
Do debate sobre as divergências de interesses apresentadas por esses dois modelos, acionistas e interessados, surge o princípio de “conselheiroesclarecido”, conceituado por Lodi (2000) como sendo dever da empresa maximizar os ganhos dos acionistas, porém fazendo isso de forma responsável e levando em conta o longo prazo. “O conselheiro tem...
tracking img