Teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7939 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE SISTEMA OPERACIONAL

PROFESSOR: MARCIO RODRIGO ELIAS CARVALHO
ALUNO: RANILSON PEREIRA DA SILVA - 1º PERÍODO

TEMA: Diferenças entre o sistema de arquivos do Windows e Linux

Resumo
O sistema de arquivos é a parte de um sistema operacional que fica mais visível para o usuário do computador. É por meio dele que se manipulam os arquivos existentes no computador. A partir dossistemas de arquivos Windows e Linux que ganham popularidade nos últimos anos e vêm sofrendo uma rápida evolução. O Linux manteve o modelo do sistema de arquivos padrão do Unix, que é um arquivo que pode ser qualquer entidade capaz de tratar as entradas e as saídas de um fluxo de dados. O Kernel do Linux lida com todos esses tipos de arquivos ocultandos os detalhes de implementação de qualquer tipo dearquivo por de trás
de uma camada de software. O sistema de arquivos Windows FAT é aceitável e perfeitamente funcional para a maioria dos usuários domésticos, o qual foi necessário o desenvolvimento de um sistema de arquivos que se adequasse ao funcionamento do Windows NT sendo criado o NTFS que é muito melhor sendo projetado com muitos recursos, inclusive recuperação de dados, segurança,tolerância à falhas.

1. Introdução
Um sistema de arquivos é o método e a estrutura de dados que um sistema operacional utiliza para administrar arquivos em um disco ou partição, ou seja, a forma pela qual os arquivos estão organizados em um disco. A expressão também é utilizada para se referenciar a uma partição ou disco que seja usado para armazenar os arquivos ou outros tipos de sistemas dearquivos. Alguém pode dizer “eu tenho dois sistemas de arquivos”, significando que tem duas partições nas quais armazena arquivos ou aquela pessoa está usando o “sistema de arquivos estendido”, exemplificando o tipo do sistema de arquivos.
A diferença entre um disco ou partição e um sistema de arquivos é bastante significativa. Poucos programas (inclusive os programas que criam sistemas de arquivos)operam diretamente em setores não inicializados de um disco ou partição, e caso exista um sistema de arquivos ele será destruído ou danificado seriamente. A maioria dos programas trabalha em um sistema de arquivos e não funcionam em uma partição que não contenha um (ou que contenha um de tipo errado). Antes de uma partição ou disco ser usado como um
sistema de arquivos ele necessita serinicializado, e a estrutura básica de dados necessita ser gravada no disco. Este processo é chamado criação de um sistema de arquivos.

Processo de inicialização

* Windows
Todas as partições existentes no disco são "descobertas" e iniciadas no momento do boot do computador e cada uma recebe uma letra para representação, como C:, D:, etc. O Windows NT (incluindo W2k) vem com o NT Loader, quereferencia o setor de boot incluindo múltiplos sistemas operacionais, para partições NTFS.
2. O sistema de arquivos FAT do Windows
FAT é a sigla para File Allocation Table (ou tabela de alocação de arquivos). O primeiro FAT surgiu em 1977, para funcionar com a primeira versão do DOS.
Trata-se de um sistema que funciona através de uma espécie de tabela que contém indicações para onde estão asinformações de cada arquivo. Quando um arquivo é
salvo num disquete, por exemplo, o FAT divide a área do disco em pequenos blocos. Assim, um arquivo pode (e ocupa) vários blocos, mas eles não precisam estar numa seqüência. Os blocos de determinados arquivos podem estar em várias posições diferentes. Daí a necessidade de uma tabela para indicar cada bloco. Com o surgimento de dispositivos de armazenamentocom mais capacidade e mais sofisticados, o sistema FAT foi ganhando alterações
(identificadas pelos nomes FAT12 e FAT16). Isso foi necessário porque o FAT era limitado à determinada capacidade de armazenamento. Por exemplo, ele só operava com tamanho máximo de 2 GB. Assim, num disco de 5 GB, seria necessário dividi-lo em 3 partições.
Fora o fato de que o FAT apresentava problemas com...
tracking img