Teste de software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SANTA TEREZINHA – ANHANGUERA
CURSO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO

WESLEY ANTONIO DE DEUS SANTOS

Engenharia de Software

Introdução
Os testes de software consistem em buscas no sistema para obter informações que ajudem a garantir a qualidade do que está sendo desenvolvido. Os testes incluem desde a verificação do código até a utilização dosprodutos em busca possíveis “erros” no sistema que conhecemos como “bugs”.
Normalmente ouvimos dizer que os testes de software são utilizados para encontrar erros. Mas nestes casos a palavra “erro” é usada de forma generalizada para indicar falhas no sistema. Os erros no sistema indicam um estado incorreto durante a execução do software que pode levar a uma falha no sistema. A falha écaracterizada pela ocorrência de divergências entre o resultado obtido de um software e o resultado prescrito nos requisitos.
Porque testar um software?
Testar é necessário para se averiguar, entre outros, a qualidade, aceitabilidade e principalmente descobrir existência de falhas no software.
Estes testes estão cada vez mais ligados à estratégia das empresas, pois ajudam a garantiraos seus produtos diferenciais que possam destacá-los, diante o mercado.
Estes são alguns diferenciais que os testes podem garantir ao software:

• Qualidade
A qualidade está relacionada ao fato de seu produto atender, ou não, as necessidades de seu cliente, sejam elas implícitas ou explícitas. Os testes ajudam a garantir que o produto atendeu todas as especificações.• Segurança
Hoje, a maioria dos sistemas desenvolvidos conta com algum tipo de sistema de segurança, seja para uma área restrita de um site ou para lidar com transações de informações sigilosas. Dependendo do projeto os testes de segurança podem ser considerados fundamentais, valendo de tudo para tentar “burlar” o sistema.

• Confiabilidade
Neste caso, ostestes são para medir o período máximo de tempo que o software permanece funcionando sem apresentar falhas. Muitas vezes durante os testes podem ser encontradas soluções para aumentar a confiabilidade do sistema.

• Negócio
Os testes podem gerar informações importantes para a gerência de uma empresa influenciando na decisão de liberar, ou não, o sistema desenvolvido. Neste caso,a equipe deve estudar as falhas encontradas, e então criar estratégias para eliminá-las.

• Economia
Reduz o tempo gasto com retrabalho relacionado às manutenções corretivas, muitas vezes originadas por falhas de projetos e programação.
Técnicas de teste de software
• Caixa Branca
Esta técnica visa checar o comportamento interno do software. Oresponsável pelos testes deverá ter acesso ao código fonte do sistema podendo assim criar casos de testes para todas as interações possíveis. Os itens verificados nestes testes variam de acordo com a complexidade do software, podendo ser verificado desde validações e caminhos lógicos até se o código esta de acordo com os padrões aceitos no mercado.

• Caixa Preta
Os testes de caixapreta levam em consideração o comportamento externo do software, não importando como ele funciona internamente. Estes testes são feitos fornecendo dados de entrada e comparando os dados de saída com os dados esperados (já conhecidos anteriormente). Geralmente os testes de caixa preta são baseados nos requisitos do sistema.

• Caixa Cinza
Os testes de caixa cinza mescla os testesde caixa preta e caixa branca, sendo assim, por exemplo, são fornecidos dados e entrada e então são verificados o comportamento interno do sistema e os dados de saída.
Fases de testes de software
• Teste de unidade
Nesta fase são realizados testes em partes do sistema, podendo ser em sub-rotinas ou em trechos do código. O objetivo é encontrar falhas em partes pequenas...
tracking img