Conceito de cadeia de valor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Cadeia de Valor

A Cadeia de Valor são atividades relacionadas e desenvolvidas pela a organização para satisfazer seus clientes, que vão desde a investigação, desenvolvimento e opós- venda que se encontra na relação entre fornecedor, produção e consumidor final. Esse modelo foi desenvolvido por Michael Porter.
Essas atividades são relevantes de uma empresa,representam custos importantes e que podem diferenciar uma empresa da outra no mercado competitivo.
Seguindo a delineação de Porter (1986), “uma empresa é uma série de processos inter-relacionados denominada cadeia de valor”. Então a cadeia de valor não é um conjunto de atividades, e sim um sistema de atividades inter-dependentes. Para Porter cadeia de valor vaidesde as matérias- primas, fornecedores até o consumidor final e é constituída por Atividades Primárias que são logística interna, operações, logística externa, marketing, vendas e serviçopós- venda e Atividades de Apoio onde se encontra a aquisição, o desenvolvimento do produto e do processo produtivo ou seja desenvolvimento de tecnologia, gestão de recursos humanos ea infra- estrutura da empresa.



As atividades da cadeia de valor de uma empresa podem ser definidas como Atividades Estratégicas: Quando os fatores críticos de sucesso daempresa são afetados é fundamental implantação de estratégias que possam usufruir de todos os recursos requeridos tanto em qualidade como em quantidade. Atividades Táticas: São necessárias,mas não são suficientes para implantar estratégias, devem ser asseguradas numa perspectiva de otimização entre custo/benefício e Atividades de base: É necessário para o funcionamentoda empresa, qualquer q seja sua estratégia, porém é fraco em relação ao seu desempenho competitivo, deve ser assegurados com o mínimo de custos para o nível de qualidade esperado.
tracking img