Teste de chama

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A realização deste experimento, Teste de Chama, teve como objetivo a observação da cor da chama obtida pelo aquecimento de soluções ácidas , de NaCl , KCl, CaCl2, Li2SO4, BaCl2 eCuCl2, com as mudanças de níveis energéticos do átomo.
O teste envolveu a exposição das soluções em uma chama e a observação da cor resultante. Aplicou-se energia em forma de calor, a chama, fornecida acada solução, para explicar o princípio de que partes dos elétrons da última camada de valência absorvem a energia produzindo o que chamamos de estado excitado, passando para um nível de energia maiselevado, e emitem luz ao voltar ao estado fundamental de cor e intensidade, que podem ser verificados através da observação visual da chama.
Ao receber energia térmica do exterior, o elétron sai deseu estado original para um nível de energia mais elevado, ou seja, salta de uma órbita mais interna para outra mais externa; porém a quantidade de energia que ele recebe é bem definida Ao retornar daórbita mais externa para outra mais interna, ou seja, ao seu estado fundamental, o elétron emite energia, na forma de luz de cor bem definida ou outra radiação.

Objetivo

Detectar soluções ácidasatravés do aquecimento, lembrando que cada uma delas tem sua própria cor.






















Parte Experimental 08:

Teste de Chama

Materiais Utilizados:

• Vidro deRelógio
• Cabo de Kole
• Fio de Monel (Liga de Ni-Cr)
• Bico de Bunsen
• Vidro de cobalto

Reagentes

Solução de ácido clorídrico 6 mol L
NaCL, KCL, CaCl, SrCl, LiSO, BaCl e CuClProcedimento para o teste de chama e identificação dos materiais:



Para começar o experimento foi necessário que o fio de Monel fosse limpo no acido clorídrico e sua ponta aquecida na chama do bicode bunsen, lembrando-se que é necessário deixar a chama com uma coloração azul o que indica que seu poder de queima é maior, em seguida mergulhou-se a ponta do fio de Monel novamente no acido...
tracking img