Teste da chaa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Identificação de elementos químicos pelo teste da chama
ENSAIO DA CHAMA

O teste de chama é baseado no fato de que quando certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico (no caso da chama, energia em forma de calor), alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estadoexcitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação. Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento. A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectrovisível, ou seja, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores. Assim, é possível identificar a presença de certos elementos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama.

CALCULOS E RESULTADOS

Sais quando sujeitos a elevadas temperaturas, têm os elétrons da ultima camada excitados, com posterior emissão de radiação e cor característica, sob forma de umachama colorida. Segundo a teoria o sal Acetato de chumbo deve ter cor azul-branco, quando levado à chama, já Cloreto de Potássio deve apresentar cor violeta, Sulfato de Cobre cor verde, Cloreto de Sódio Amarelo e Sulfato de Cálcio uma coloração vermelha-tijolo. No laboratório pudemos observar as características de cada sal e obtivemos os seguintes resultados, ao levar os sais ao bico de Bunsen:Amostra Cor da chama Elemento metálico
Cloreto de sódio Amarela Sódio (Na)
Cloreto de potássio Violeta Potássio (K)
Cloreto de bário Verde-limão Bário (Ba)
Nitrato de chumbo (II) Azul-branco Chumbo (Pb)
Sulfato de cobre (II) Verde Cobre (Cu)
Óxido de cálcio Vermelho-tijolo Cálcio (Ca)
Óxido de magnésio Branco Magnésio (Mg)
Como pode ser observado através da tabela, o resultado queobtivemos na experiência coincide com as colorações esperadas e cada tipo de sal teve sua cor correspondente em relação à teoria apresentada.
Durante o experimento, notamos que os átomos de um dado elemento químico, quando excitados, a partir do seu estado fundamental, o estado de energia mínima, emitem radiações características quando sofrem a desexcitação, originando um espectro de emissão de riscas,que é característico desse elemento químico.
Deste modo, ao observar, o teste da chama para o íon potássio é menos sensível do que para o íon cobre. Depois de várias tentativas colocando mais ácido sulfúrico no fio de platina, finalmente conseguimos enxergar a olho nu a cor violeta nas bordas da chama, mas ainda com dificultosa visualização. Ao contrário do mesmo, a cor verde se apresentou deforma bastante perceptível.
Observamos também, o fato de alguns sais após serem utilizados, ficarem presos no fio de platina, contaminando os outros e modificando a sua coloração. Em conseqüência disso, o fio de platina era banhado num concentrado de ácido clorídrico e colocado na chama para que fosse tirado qualquer tipo de contaminação no fio que pudesse violar o experimento.
DISCUSSÕES

1.Explicar o fundamento teórico subjacente à emissão da radiação, com cor característica, quando as amostras dessas substâncias são levadas à chama do bico de Bunsen.
Quando é fornecida certa quantidade de energia a um elétron de um dado elemento químico, este a absorve e passa para um nível de energia mais elevado – o estado excitado (ocorre um processo de excitação do átomo). Porém, esse elétrontende a voltar ao estado fundamental, sendo este mais estável. Quando esse elétron volta ao seu estado fundamental emite certa quantidade de energia, cujo comprimento de onda é característico do elemento. Isto explica o aparecimento de riscas no espectro. Quando as amostras das substâncias são levadas à chama a energia emitida é expelida sob a forma de luz de cores diferentes. Por fim, através da...
tracking img