Gerador de van de graaff

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (441 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O gerador de Van de Graaff

O engenheiro americano Robert J. Van de Graaff (1901 – 1967) construiu um gerador, que foi o primeiro utilizado em pesquisa nuclear. No gerador de Van de Graaff, umacorreia de borracha, acionada por um motor ou por uma manivela, gira entre duas polias. Ao mover-se, atrita-se com uma flanela e eletriza-sepositivamente. Com o excesso de cargas positivas, a correiapassa a atrair elétrons de uma ponta metálica, que eletriza positivamente a esfera externa. Como o processo é contínuo, pode-se acumular muita carga na esfera do gerador, obtendo-se uma tensão de atécinco milhões de volts entre a esfera e a terra (quanto maior a esfera do gerador, maior a tensão gerada). O aparelho, construído pelo Prof. Robert Van der Graff em 1931, foi utilizado para acelerarpartículas em laboratórios de pesquisa e deu contribuições valiosas ao entendimento que temos hoje do átomo. Hoje em dia, nos valemos dele enquanto instrumento de ensino de física para introduzirconceitos de eletricidade estática.

Como funciona o gerador de Van de Graaff
O fato da carga elétrica se transferir integralmente de um corpo para outro, quando há contato interno, constitui oprincípio básico de funcionamento do gerador de Van de Graaff.
O aparelho é constituído por uma correia que passa por duas polias, uma delas acionada por um motor elétrico que faz a correia semovimentar. A segunda polia encontra-se no interior de uma esfera metálica oca, que está apoiada em duas colunas isolantes.
Enquanto a correia se movimenta, ela recebe carga elétrica por meio de uma pontaligada a uma fonte de alta tensão (cerca de 10.000 V). Esta carga é transportada pela correia para o interior da esfera metálica. Uma ponta ligada a esta esfera recolhe a carga transportada pelacorreia. Em virtude do contato interno, esta carga se transfere integralmente para a superfície externa da esfera do gerador.
Como as cargas são transportadas continuamente pela correia, elas vão se...
tracking img