Gerador de van de graaff

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1756 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS









EXPERIMENTO 1 – GERADOR VAN DE GRAAFF E INTERAÇÃO ENTRE CORPOS CARREGADOS









Professor (a): Claudio Ribeiro
Turma: Licenciatura em Química – 6º período
Alunos: Eronildo Alves Pinto Jr. – 2009 209 111
Camila Taiany Delfino Silva – 2009 209 252
Karolyne Gramlich de Melo – 2009 209 098
Datada Experiência: 23/03/2012
Data de Entrega: 29/03/12



Alegre- ES
2012
1. TEORIA ENVOLVIDA
Um gerador de Van de Graaff é uma máquina eletrostática criada por um engenheiro americano Robert Jemison Van de Graaff. O gerador básico com excitação por atrito é composto por uma correia de material isolante, dois roletes, uma esfera de descarga, um motor, duas escovas ou pentes metálicos e umacoluna de apoio. A correia transporta essas cargas entre a terra e a esfera. Gerando assim um potencial elétrico ou superfície equipotencial, propriedade essa que um corpo energizado tem de conseguir realizar trabalho, ou seja, atrair ou repelir outras cargas elétricas. Com relação a um campo elétrico capaz de realizar trabalho, associada ao campo em si, independentemente do valor da carga qcolocada num ponto desse campo. Campo elétrico esse ou linhas de campo que são forças provocadas por cargas elétricas ou por um sistema de cargas.

2. PROCEDIMENTOS
Acessórios e Materiais de Consumo
a. Lâmpada fluorescente
b. Papel alumínio
c. Tesoura
d. Bases isolantes (para manter os alunos isolados do chão)
e. Fita adesiva
f. Algodão
g. Flanela
h. Óleo de rícinio
i. Semente de grama
j. 02cabos de ligação (banana/ banana)

Procedimentos

Parte 1: Eletrização por atrito, condução e indução.
Inicialmente foi explicado o princípio de funcionamento do gerador. Em seguida, usou-se uma esfera auxiliar para demonstrar forças de atração e repulsão e centelhamento. E foi feito ainda, considerações, pelo professor sobre materiais condutores e isolantes e comportamento das cargaselétricas.


Parte 2: Distribuição de cargas elétricas nos corpos.
Foram cortadas algumas tiras finas de papel alumínio (5mm x 60mm). O gerador foi descarregado para fixar uma das pontas das tiras de papel alumínio com fita adesiva na esfera. Ligou-se o gerador e observou-se o que ocorreu com as fitas. Desligou e descarregou o Gerador. Conectou-se o eletroscópio de folha, ligou-se o Gerador eobservou-se o comportamento das lâminas de alumínio do eletroscópio. Pegou-se com as mãos fiapos de algodão e aproximou-os da esfera. Observou-se o que acontece. Foram escolhidos 2 voluntários que estavam com os cabelos bem secos. Os voluntários ficaram de pé sobre o material isolante, com as mãos em contato com a esfera do gerador e isolado de qualquer outro objeto. Ligou-se o gerador e observou-se oque aconteceu.

Parte 3: O Poder das Pontas (demonstração pelo Professor)
Conectou-se o torniquete eletrostático na esfera e logo após ligou-se o Gerador e observou-se o que aconteceu.
Parte 4: Campo Elétrico e Linhas de Campo (montagem e observação pelos alunos)
Aproximou-se uma lâmpada fluorescente da esfera do gerador eletrostático em funcionamento, segurando-a com a mão e observou-se o queacontece;
Utilizando cabos de ligação, a base acrílica e a cuba de vidro (l) conectou-se um par de eletrodos ao Gerador, colocou-se o óleo de rícino na cuba de acrílico (de modo a cobrir os eletrodos) e espalhou-se as sementes de grama sobre o óleo, ligou-se o Gerador e observou-se o comportamento das sementes. Repetiu-se o passo 5 para todos os pares de eletrodos.

3 TRATAMENTOS DE DADOSParte 1: Eletrização por atrito, condução e indução.
A princípio, foi feita uma apresentação pelo professor do Gerador Van de Graaff. Este é uma máquina que utiliza uma Correia Móvel para acumular Tensão Eletrostática muito alta na cavidade de uma Esfera de Metal.
O gerador eletrostático possui uma correia isolante que recebe cargas superficiais que passam a ser transportadas a outro eletrodo,...
tracking img