As duas faces da ortografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (958 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As duas faces da ortografia


Trabalhar de forma específica com o ensino das regularidades e irregularidades auxilia os alunos do 1º ao 9º ano a refletir sobre a ortografia.


ThaisGurgel (novaescola@atleitor.com.br)

[pic]

Aluna faz anotações durante a leitura de um texto

A ortografia é uma convenção social criada para facilitar a comunicação escrita: dominando-a, temos umaforma comum de escrever cada palavra - incluindo as que têm mais de uma opção de letra correspondente a determinado som. No caso dessas últimas, a grafia pode ser dividida entre palavras que obedecem aregularidades (em que o conhecimento de uma regra permite antecipar como ela deve ser escrita, até mesmo sem conhecê-la) e as irregularidades (que não seguem qualquer princípio explicativo quejustifique sua notação). Para que as crianças dominem a ortografia, você precisa propor um trabalho em duas frentes. No caso das regularidades, o mote é a observação e a reflexão sobre elas. Entre asirregularidades, o caminho é trabalhar estratégias para a memorização da grafia das palavras de maior uso. "Antes se aprendia que ‘se escrevia assim’ e se decorava simplesmente a ortografia. Asregularidades nunca eram explicitadas", explica Egon de Oliveira Rangel, professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP).
O primeiro passo do trabalho é realizar um diagnóstico do domínio daortografia pela turma. Seja nos grupos dos anos iniciais - quando as crianças já estão alfabéticas - ou do Ensino Fundamental, é preciso analisar quais são os erros que aparecem na escrita de boa parte dosalunos e com que frequência essas palavras são usadas em suas produções cotidianas. Levantamento feito, é hora de planejar a sequência didática. 

Abaixo, destacamos algumas dúvidas comuns sobre oensino da ortografia e seu planejamento. Artur Gomes de Morais, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e autor do livro Ortografia: ensinar e aprender - uma das grandes referências...
tracking img