Biografia de morin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Edgar Morin nasceu em Paris, único filho de uma família judia,Vidal Nahoum (pai de Edgar Morin) era um comerciante de uma cidade que se chamava Salônica. Já a mãe dele Luna Beressi, faleceu quandoele tinha 10 anos. Morin se diz um ateu declarado, descreve-se como um neo-marrano. Ele estudou direito, história, filosofia, sociologia e economia. No ano de 1942, ele obteve a licenciatura em direito,história e geografia.
Em 1941, Morin se junta ao Partido Comunista, num momento em que ele conseguiu sentir pela primeira vez uma força que poderia resistir aos Nazistas.
Entre 1942 e 1944,participou da Resistência, como tenente das forças combatentes francesas, adotando o codinome Morin, que conservaria para sempre.
Morin é transferido para a Alemanha Ocupada, como adido ao Estado Maior doPrimeiro Exército Francês na Alemanha, em 1945 e 1946, como chefe do departamento de propaganda do governo militar francês escrevia seu primeiro livro, L'An zéro de l’Allemagne (O Ano Zero naAlemanha), publicado em 1946, onde descreveu a situação do povo Alemão depois da guerra. Depois disso Maurice Thorez convida Morin a escrever na revista Lettres françaises.
Em 1949 Morin se distancia doPartido Comunista, onde foi excluído em 1951, por suas posições antistalinistas.
Georges Friedman um homem em que conheceu durante a ocupação alemã aconselhava Morin, e com o apoio de MauriceMerleau-Ponty, Vladimir Jankélévitch e de Pierre George, entra para o CNRS em 1950. Começa a escrever L'Homme et la Mort (O Homem e a Morte), lançado em 1951.
Morin começa a coordena um comitê contra a guerra daArgélia e defende Messali Hadj pioneiro da luta anticolonial e um dos próceres da independência da Argélia, isso ocorreu em 1955.
Em 1960 Edgar Morin afunda na École des hautes études en sciencessociales(EHESS), o Centro de estudos de comunicação de massa (CECMAS), com Georges Friedmann e Roland Barthes, com a intenção de adotar uma abordagem transdisciplinar do tema, e cria a revista...
tracking img