Gerador van graaff

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
RESUMO.............................................................................................................02
1. INTRODUÇÃO...............................................................................................03
2. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
2.1 Procedimento I: O Poder das Pontas.................................................05
2.2 Procedimento II: Linhas deForça em um Campo Elétrico...............05
2.3 Procedimento III: Distribuição das Cargas Elétricas nos Corpos......06
3. RESULTADOS E DISCUSSÃO
3.1 Procedimento I: O Poder das Pontas..................................................07
3.2 Procedimento II: Linhas de Força em um Campo Elétrico................08
3.3 Procedimento III: Distribuição das Cargas Elétricas nos Corpos......09
4.CONCLUSÃO.................................................................................................11
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................12





























RESUMO


O ensaio em laboratório experimental de Física III teve como objetivo apresentar de forma clara e objetiva uma invenção de Van Graaff (o gerador de Van Graaff),do qual foram feitas varias experiências demonstrando diferença de potencial elétrico.

Palavras-chaves: gerador eletrostático, potencial elétrico, campo elétrico.







































1- INTRODUÇÃO

Robert Van de Graaff (1901-1967), físico americano, foi o criador do instrumento. Ele construiu o primeiro destes geradores que levou seu nome em 1931, com o propósito deproduzir uma diferença de potencial muito alta (da ordem de 20 milhões de volts) para acelerar partículas carregadas que se chocavam contra blocos fixos (Fig. 1). Os resultados das colisões nos informam das características dos núcleos do material que constituem o bloco.
[pic]
Figura 1: Robert J. Van de Graaff e uma das primeiras versões do Gerador Van de Graaff

O gerador de Van de Graaff é umgerador de corrente constante, enquanto que a bateria é um gerador de voltagem constante, o que varia é a intensidade dependendo de quais os aparelhos que são conectados.
O gerador Van de Graaff é uma máquina que utiliza uma Correia Móvel para acumular Tensão Eletrostática muito alta na cavidade de uma Esfera de Metal.
O gerador eletrostático tipo Van de Graaff, tem capacidade para 200kV, sua esfera tem 18 cm de diâmetro, é removível e dispõe de conexões para aterramento. A sustentação é construída em acrílico e possui articulação na ligação com a base, mede 45 cm de altura. A correia de borracha tem 6 cm de largura e se movimenta sobre 04 polias (19 mm de diâmetro), acionada por um motor elétrico de 1/8 de HP funcionando em 110 ou 220 V, conforme a sua rede local de energia eé munido de controle eletrônico da velocidade de rotação do motor. O conjunto está fixado em uma base metálica cujas dimensões são (40x30x2)cm. O conjunto é integrado por uma cuba de vidro, 7 eletrodos, 2 fixadores de eletrodos, 2 cabos de ligações e torniquete eletrostático.
No gerador eletrostático, uma correia isolante recebe cargas superficiais que passam a ser transportadas a outroeletrodo, onde são removidas (como uma escada rolante transporta pessoas). Caracterizando-se assim uma corrente elétrica suficiente para gerar uma voltagem elevada por um curto período de tempo.





















Figura 2: Gerador de Van de Graaff


O Gerador de Van de Graaff (Fig. 2) é dividido em esfera de alumínio polido, polias, conexão na esfera, escova superior, correia deborracha, escova metálica intermediária, polia de acrílico, conexão de fio terra (inferior) e escova metálica inferior.
Este trabalho visou demonstrar visualmente a existência das linhas de força através do mapeamento de campo elétrico gerado pela produção de uma tensão com um gerador de Van de Graaf excitando eletrodos de formatos diferentes, mostrar de forma lúdica o poder das pontas; evidenciar de...
tracking img