Reatividade quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
10- Reatividade química

A reatividade de um elemento está relacionada com a perda ou ganha de elétrons. Quanto maior a eletropositividade, maior a reatividade, isso no caso dos metais,como por exemplo, césio (Cs) e frâncio (Fr), considerados os mais reativos. E no caso dos não-metais é a eletronegatividade que deve ser maior que a reatividade, como por exemplo, o flúorque é o não metal maios reativo.


Flúor

Essa reatividade dos elementos nos períodos aumenta para ambos os lados (direita e esquerda), já nos grupos é para baixo para perto do cantoesquerdo, e para cima no canto direito e para cima, observe abaixo:









Fundamentação Teórica: A reatividade química de metais varia com a eletropositividade, quanto maiseletropositivo for o elemento mais reativo será o metal.
Os metais mais reativos são aqueles que possuem grande tendência de perder elétrons; logo, forma íons positivos com maisfacilidade.
Colocando-se uma lamina de zinco com uma solução de sulfato de cobre II azul, verifica-se que a lamina de zinco fica recoberta por uma camada de metal vermelho, o cobre; por outro lado,a solução fica incolor, solução de sulfato de zinco. Ocorre, pois, uma reação química, que pode ser representada pela seguinte equação:
Zn(s) + CuSO4(aq) ==>ZnSO4(aq) + Cu(s)
Conclui-seque o Zn é mais reativo que o cobre, pois o desloca de seu composto.
Por meio de reações deste tipo, colocam-se os metais em ordem crescente de reatividade:Li-Cs-Rb-K-Ba-Sr-Ca-Na-Mg-Be-Al-Zn-Cr-Fe-Cd-Co-Ni-Pb-H-Sb-Bi-Cu-Hg-Ag-Au


Reatividade Química
Está relacionada com o caráter metálico ou não-metálico de um elemento, quanto maior a capacidade de perder elétrons maismetálico é o elemento.
Quanto maior o tamanho do átomo menor o potencial de ionização ( ) e menor a eletronegatividade = maior caráter metálico = maior reatividade química do metal.
tracking img