Tese e antitese

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Pena de Morte no Brasil , legalizar ou não ?É uma questão totalmente polemica . Vários homicidios fizeram as pessoas a pensarem melhor sobre reintroduzir a pena de morte , mas será que ela resolveria a questão do sofrimento das pessoas ? Talvez pensar que a morte seria a melhor maneira de punir um criminoso seja contra os princípios de algumas pessoas e princinpalmente da Igreja, ainda mais o Brasil sendo um país de forte tendência católica . Mas como em qualquer discussão existem os que são a favor da ideia , defensoresdo principio ‘’olho por olho e dente por dente , e os que são contra citando os direitos humanos .

Tese : Hoje nenhum bandido tem medo de cometer um crime, e ser preso, primeiro porque ojulgamento demora anos, e segundo porque devido a várias interpretações que a nossa lei dá, ele acabaria respondendo o processo em liberdade, o que deixaria livre para cometer mais crimes. Aliás nossas leis são tão desrespeitadas, que somos conhecidos por prender o ladrão de margarina de supermercado e deixar solto traficantes de drogas, homicidas e tantos outros criminosos.
E por isso sou a favorda pena de morte, não consigo pensar que alguém consiga “pagar” pela vida de uma pessoa, alimentando se três vezes por dia, tomando banho de sol, enquanto a família da vitima chora pela morte da vitima. Seria simples, tirou a vida de uma pessoa, vai perder a vida também. Oras, isso pode lembrar o famoso Código de Hamurabi, mas se um criminoso tira minha vida, eu perco a minha vida e ele continuavivo? Injusto.

Antitese : Em primeiro lugar, ao ordenar a morte de uma pessoa, estamos usando o argumento do “olho por olho, dente por dente” e atitudes cruéis e brutais como essa já deviam ter sido deixadas no esquecimento. Além disso, estamos praticando um ato assassino. Sim, estamos assassinando uma pessoa, pois tirar a vida de alguém é assassinato. Negar-lhe o direito de viver é assassinato.Esta mesma pessoa de quem queremos extinguir a existência na face da Terra é um ser-humano, é uma pessoa tal qual eu e você, e por isso ela também tem direito à vida e se na lei dos homens a prisão é o meio de punição, então que assim seja. Retirar-lhe a vida não vai reparar os danos e a maldade cometida, não vai aliviar a dor de ninguém, mas sim fazer mais pessoas sofrerem, porque esteindivíduo, por pior que seja, também tem família e pessoas que o amam. Por que fazer essas pessoas sofrerem? Por que fazer mais pessoas sofrerem?

Tese : Legalizando a lei , os bandidos, iriam pensar duas vezes, antes de matar alguém, se tivesse à certeza de que poderia ser punido com a morte.Estupradores e pedófilos são exemplos de casos em que a chamada ressocialização do indíviduo não funciona, poissão inúmeras às vezes em que juízes libertam eles, por bom comportamento, em seguida esses voltam a cometer os mesmos crimes.A sociedade sofre arduamente com a reincidência.Na lei brasileira,o crime compensa., principalmente quando se trata de pessoas com um alto poder aquisitivo. Outro fator lamentável, é o fato dos custos para se manter um preso.Em Sergipe,por exemplo,cada único preso,custa cercade R$ 1.581 por mês,enquanto cada aluno, custa R$ 173,00 para o Estado. Isso significa que para o Estado é mais importante o indivíduo que mata, rouba, furta, estupra do que o indivíduo que está em formação educacional, que muitas vezes recorre a criminalidade, por falta de uma boa educação. Além do mais, é justo, nós pagarmos impostos absurdos para sustentar o indivíduo que muitas vezes nosfurtou, roubou ou até matou um ente querido nosso? Claro que não .

Antitese : A pena de morte não pode ser legalizada ,pois todo o mundo tem direito a vida, não importa o seu caracter, pois se existem cadeias são mesmo par esse fim.E se por acaso alguem depois de morto através da condenação, o estado descobrir que a pessoa foi condenada sem no entanto ser culpada, mas sim alguém colocou todas as...
tracking img