SocialismoXComunismo

704 palavras 3 páginas
Socialismo x Comunismo Segundo a teoria marxista, o socialismo seria uma etapa para chegar a um regime final, no qual seria o comunismo, que é caracterizado pela sobreposição do capitalismo com um sistema no qual seriam extintas também as classes sociais e o próprio governo. Nesse sistema, o povo seria o poder, ele próprio controlaria a economia do país como um todo e a distribuição de bens seria igualitária.
Os especialistas afirmam de forma quase unanime, que de fato nunca houve um país comunista. Alguns deles questionam até mesmo a existência dos socialistas. Atualmente, países que se autodenominam comunistas justificam-se por terem se inspirado nas ideias de Marx.

O que é Dialética

A dialética é um método de investigação da idéia, existem muitas contradições com relação a quem realmente a desenvolveu,mas eu creio que foi o grande Sócrates que a criou

Os elementos do esquema básico do método dialético são a tese, a antítese e a síntese.

A tese é uma afirmação ou situação inicialmente dada. A antítese é uma oposição à tese. Do conflito entre tese e antítese surge a síntese, que é uma situação nova que carrega dentro de si elementos resultantes desse embate. A síntese, então, torna-se uma nova tese, que contrasta com uma nova antítese gerando uma nova síntese, em um processo em cadeia infinito.

A filosofia descreve a realidade e a reflete, portanto a dialética busca, não interpretar, mas refletir acerca da realidade. Por isso, seus três momentos (tese, antítese e síntese) não são um método, mas derivam da dialética mesma, da natureza das coisas.
A Dialética para platão
Para Platão a dialética é o único caminho que leva ao verdadeiro conhecimento. Pois a partir do método dialético de perguntas e respostas é possível iniciar o processo de busca da verdade.
Em sua Alegoria da Caverna, Platão fala da existência de dois mundos: o mundo sensível e o mundo das idéias. Sendo o segundo alcançado apenas através da dialética, da investigação de

Relacionados