Terrorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5249 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Terrorismo e Antiterrorismo

Disciplina: História A
Professor: henrique gonçalves
Aluna: ricardo joao almeida e santos
Ano / Turma: 11º CD

Maio de 2010

"Não há nada mais servil, desprezível, covarde e tacanho que um terrorista."

François René Chateaubriand, s.n.t.
Índice

Introdução 3
Escalada 4
Causas do terrorismo 6
A Irlanda e o IRA 8
O terrorismo palestiniano 11O terrorismo islâmico 16
O terrorismo na América Latina 18
A luta do povo basco 20
Ligações internacionais 25
Brigadas antiterroristas 27
Conclusão 32
Bibliografia 33
Webgrafia 33

Introdução

Este trabalho foi elaborado no âmbito da disciplina de História A, sob a orientação do professor Francisco Fernandes, e teve como principais objectivos não só a preparação eassimilação de um dos tópicos leccionados, como também um maior aprofundamento dessa mesma temática, neste caso, o terrorismo e o antiterrorismo.
Neste projecto serão abordados os subtemas da escalada e causas do terrorismo, a Irlanda e o IRA, o terrorismo palestiniano, islâmico e na América Latina, a luta do povo basco, as ligações internacionais e as brigadas antiterroristas.
Todos os diasvemos notícias de atentados cometidos em todo o Mundo: turistas aprisionados como reféns durante um cruzeiro no Mediterrâneo; um avião é desviado em Beirute; explode uma bomba, numa tentativa de liquidar todo o governo britânico, etc.. Estes acontecimentos são exemplos de violência política: constituem actos de terrorismo.
As organizações terroristas utilizam o terror em si como meio para gerar omedo e o pânico, indiscriminadamente, em toda a população. As suas acções criminosas, apesar de parecerem desconexas, são, na verdade, cuidadosamente planeadas.
Seleccionando alvos específicos, tais como aviões, lojas ou estações de caminho-de-ferro, os terroristas pretendem demonstrar que o Estado não é capaz de proteger os seus cidadãos. Deste modo, pretendem criar um clima de medo que torneimpossível um funcionamento normal da sociedade.
Ainda não foi possível estabelecer, entre os diversos países mundiais, uma coordenação efectiva que permita lidar com o problema: o que para alguns é um terrorista, para outros é um combatente da liberdade. Em consequência disso, o terrorismo continua a crescer, tendo-se tornado num dos mais assustadores problemas da actualidade.

Escalada

Oterrorismo não é um fenómeno novo – o primeiro incidente terrorista historicamente reconhecido ocorreu no século XIX – mas tem crescido dramaticamente nos últimos anos. Desde 1970, o mundo tem assistido a um aumento alarmante do número de movimentos terroristas e das suas acções [doc. 1 e doc. 2].
Este incremento deve-se, em parte, ao facto das organizações terroristas se auxiliarem mutuamente etambém, mais importante do que isso, à publicidade internacional. A cobertura televisiva permitiu que as ideias terroristas se espalhassem pelo Mundo, dando origem a novas organizações. Por exemplo, nos EUA, os Panteras Negras deram origem aos Panteras Brancas, e os Tupamaros, do Uruguai, inspiraram a criação dos Tupamaros Berlim Oeste, na Alemanha Ocidental.
Outra das consequências negativasque a publicidade internacional teve, ao fazer a cobertura das acções terroristas, foi a de permitir aos diferentes grupos a possibilidade de copiarem os métodos uns dos outros, de modo que, juntamente com as práticas tradicionais, tais como assassinatos e tomadas de reféns, assistimos actualmente a um número cada vez maior de desvios de aviões e assaltos a embaixadas. O desvio de um avião paraCuba, por exemplo, foi imitado um pouco por todo o Mundo, tendo-se atingido um máximo de 82 incidentes deste género em 1969. O rapto do embaixador americano no Brasil, em Setembro de 1969, foi copiado por tantos grupos que, entre 1969-75, houve, em média, uma tentativa de rapto de um diplomata americano em cada três meses e um rapto bem sucedido em cada cinco!
Mas não devemos exagerar o impacto...
tracking img