Terrorismo no mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1695 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Assunto: Terrorismo no mundo





Trabalho

De

Geografia







Introdução



Os ataques que ocorreram no dia 11 de setembro nos EUA, estão sendo considerados como os atos terroristas mais importantes da história recente mundial, por que atingiram a maior potênciamundial e principalmente por que contam com a cobertura de todos os meios de comunicação de massa.

As cenas que chocaram o mundo foram repudiadas pelos principais governantes, de diversas nações do mundo. A morte de milhares de civis, em um ataque terrorista como esse, reforça o sentimento humanista e a posição contrária aos grupos ou pessoas que se utilizam deste método de ação.O que é terrorismo



O terrorismo é a forma escolhida por certas organizações para alcançarem os seus objetivos políticos.

Consiste em atos de violência física ou psicológica imprevisíveis, perpetrados contra Estados, indivíduos, grupos precisos e massas anónimas, de modo a instalar umambiente de medo generalizado.

O terrorismo é, na prática, uma forma de guerra que não conhece regras.



Conceito Moderno



Nos últimos anos, o terrorismo ganhou significados variados e polivalentes.

O grande volume de informações e/ou imagens geradas por esse tipo de comportamento tem tido muita influência na construção desses significados.



Terrorismo IndiscriminadoSão todas as ações que se destinam a fazer um dano a um agente indefinido ou irrelevante.

Não existe um alvo estabelecido previamente.

Visa à propagação do medo geral na população, visa cansar a retaguarda, vencer por um sentimento geral de instabilidade.

Exemplo: A Colocação de bombas em cafés, parques de estacionamento, metro.





Terrorismo Seletivo

Seletivo querdizer que visa um alvo reduzido, limitado, específico e conhecido antes de efetuar o ato. Visa à chantagem, vingança ou eliminação de um obstáculo.

Ele é terrorismo porque tem efeitos camuflados, tem efeitos políticos, pretende pôr em causa uma determinada ordem.

Exemplo: A ETA aplica esta forma de terrorismo.

Natureza do Terrorismo

As ações terroristas podemser de diversas naturezas:

Atentados com Bombas;

Desvio de aviões e navios;

Atos de sabotagem;

Sequestros e assassinatos de políticos, militares e funcionários.

Grupos Terroristas

No mundo atual e no passado, movidos pela ganância ou pela fé em demasia em suas religiões, muita não olham os fins, para atingir os seus objetivos. Dentre estes,estão os grupos terroristas, tais como:

Al-Qaeda;

ETA;

IRA;

Brigadas Vermelhas;

OLP (Organização Para Libertação da Palestina).

Hezbollah







Al-Qaeda



Al-Qaeda é o nome dado a uma campanha islâmica fundamentalista internacional compreendida por células colaboradoras e independentes que juntasproclamam pela mesma causa, de reduzir a influência externa sobre assuntos islâmicos.

O Al-Qaeda é a responsável por um grande número de ataques violentos e de alto nível contra civis, alvos militares e instituições comerciais pelo mundo.

As origens da Al-Qaeda podem ser seguidas na invasão soviética ao Afeganistão, no qual vários não afegãos lutadores árabes se uniram ao movimentoanti-Russo formado pelos Estados Unidos e Paquistão.

Osama Bin Laden, um membro de uma família de negócios saudita árabe proeminente, liderou um grupo informal que se tornou uma grande agência de levantamento de fundos e recrutamento para a causa afegã.

Esse grupo canalizou combatentes islâmicos ao conflito, distribuiu dinheiro e forneceu logística e recursos tanto para as forças de guerra tanto...
tracking img