Terrorismo no mundo atual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome:_________________________________________________________

01. O Nazismo e o Fascismo surgiram:
a) do desenvolvimento de partidos nacionalistas, com pregações em favor de um Executivo forte, totalitário, com o objetivo de solucionar crises generalizadas diante da desorganização, após a Primeira Guerra Mundial.
b) da esperança de conseguir estabilidade na união das "doutrinas liberais" detendências individualistas.
c) com a instituição do parlamentarismo da Itália e na Alemanha, agregando partidos populares.
d) com o enfraquecimento da alta burguesia e o apoio do governo às camadas lideradas pelos sindicatos e socialistas.
e) do coletivismo pregado pelos marxistas.

02. De 1948 a 1991, vigorou na África do Sul o regime denominado apartheid. A esse respeito é correto afirmar:a) Trata-se de uma política de segregação racial que excluía os negros da participação política, mas lhes reservava o livre direito à propriedade da terra.
b) Trata-se de uma política de segregação racial que previa uma lenta incorporação da população negra às atividades políticas do país.
c) Trata-se de uma política de segregação racial que excluía negros e asiáticos da participação políticae restringia até mesmo a sua circulação pelo país.
d) Trata-se de uma política de integração racial baseada na perspectiva ideológica da mestiçagem cultural entre as diversas etnias negras.
e) Trata-se de uma política de segregação racial que propunha a eliminação gradual da minoria negra, como forma de garantir a dominação branca.

03. Em setembro de 2001, ocorreram alguns fortes atentadosterroristas contra os Estados Unidos (em Nova York e em Washington), e as autoridades norte-americanas culparam o grupo terrorista Al Qaeda por esses atos. A principal base e os campos de treinamento desse grupo terrorista situavam-se:
a) no Iraque
b) no Afeganistão
c) no Irã
d) na Líbia
e) nos Estados Unidos

04. O terrorismo tem merecido especial atenção no cenário geopolítico daatualidade. Sobre essa questão, analise as proposições:
I. Os alvos definidos para os atentados terroristas têm sido, em grande parte, quartéis, bases e outras instalações militares, raramente atingindo a população local.
II. Muitos grupos terroristas não têm se definido como pertencentes exclusivamente a um país, mas como representantes armados de instituições supranacionais, com identidades comunsquanto a aspectos culturais, étnicos ou religiosos.
III. Quando as torres gêmeas e o Pentágono foram atingidos pelos atentados de 11 de setembro de 2001, ficou caracterizado que não há mais nenhum país completamente livre dos ataques terroristas da atualidade.
IV. A Europa, desde a consolidação de seu grande mercado regional – a União Europeia – não mais se tornou palco de atentados terroristas,revelando uma estabilidade não apenas econômica, mas de ordem política e um exemplo de convivência pacífica entre as diferentes etnias.

Está correto o que se afirma em:
a) I e II.
b) I e III
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV

05. Em novembro de 1954, com a guerra da independência da Argélia já iniciada, François Mitterrand, então Ministro do Interior da França, declarava: "A Argélia é aFrança e a França não se negocia". O que seguiu foi:

a) Uma revolta popular de grandes proporções, culminando com eleições livres e diretas em 15 de maio de 1968.
b) Um longo combate entre a França e a Argélia, culminando com a derrota francesa e a convocação de um Plebiscito geral em 31 de março de 1965.
c) Uma violenta guerra de libertação, que custou a vida de quase 100 mil pessoas a cada anoe culminou com a independência da Argélia, em 3 de julho de 1962.
d) Um levante político partidário envolvendo grande contingente de militantes e culminou com a intervenção das Nações Unidas, através de uma força de paz, em 9 de julho de 1964.
e) Uma rebelião de militares de esquerda, que culminou com a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte em 25 de agosto de 1967.

06. Sobre o...
tracking img