Termos de amostragem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4864 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria da Amostragem

I- Noções fundamentais sobre amostragem.

Amostragem é todo o processo de recolha de uma parte, geralmente pequena, dos elementos que constituem um dado conjunto. Da análise dessa parte pretende obter-se informações para todo o conjunto. Vejamos agora algumas noções básicas da teoria da amostragem: --- População -- é a colecção de todos os elementos com uma dadacaracterística comum. Num processo de amostragem é importante distinguir entre população objectivo -- é a totalidade dos elementos em estudo e relativamente aos quais se pretende obter certo tipo de informação e população inquirida -- aquela sobre a qual é efectivamente feita a amostragem. A população objectivo e população inquirida devem coincidir. Se isso não acontecer deve ter-se em conta que asextrapolações apresentadas neste texto dizem respeito à população inquirida. --- Característica ou atributo da população -- é a informação relativa à população que se pretende estudar. As características podem ser de natureza quantitativa e neste caso consideram-se escalas numéricas nas quais as variáveis se podem classificar em -- contínuas (referem-se a medições, pesagens, etc..); -- discretas(referem-se a contagens), ou de natureza qualitativa e neste caso classificam-se em -- nominais (ex: sexo, espécie de uma dada planta ou animal, etc...); -- ordinais (ex: items de valores de uma dada classificação). --- População de amostras – é o conjunto de todas as amostras possíveis. --- Estatística – é uma função da amostra aleatória que não contém parâmetros desconhecidos. --- Unidade de amostragemou unidade estatística -- é o elemento da população considerada e sobre o qual vai ser estudada a característica de interesse -

exemplos: um animal, uma planta, um objecto, uma família, uma exploração agrícola, um bairro, etc. O objectivo principal da teoria da amostragem é obter uma amostra que seja uma representação honesta da população e que conduza à estimação das características dapopulação com grande precisão.

Algumas das vantagens que podemos desde já apontar ao usarmos um processo de amostragem no estudo de um dado problema são: a) redução dos custos e maior rapidez no apuramento dos resultados; b) maior profundidade na recolha de elementos; c) resolve o problema de estudar características que são destrutivas; d) minimiza os erros associados à recolha de informação (narecolha, registo e tratamento de informação há sempre erros associados. A recolha de um número menor de elementos faz, obviamente, diminuir as possibilidades deste tipo de erro).

Qual o processo a adoptar na recolha de elementos a incluir na amostra? Isto constitui o que se designa por plano de amostragem. Vejamos quais são as fases principais de um plano de amostragem adequado: -- definição dosobjectivos do estudo; -- escolha dos dados úteis a recolher, o que significa: -- definição da unidade de amostragem; -- definição da escala de valores para a característica em estudo; -- definição da população ou universo; -- escolha do método de amostragem; -- definição do nível de precisão ou erro de amostragem admitido.

Definida a população há que decidir sobre o processo a adoptar na recolhados elementos a incluir na amostra, isto é, o método de amostragem. Tais processos podem ser globalmente classificados em: 1--métodos não aleatórios ou dirigidos - nestes métodos a construção da amostra é feita a partir de informação à priori sobre a população estudada, tentando que a amostra seja um espelho fiel dessa população. Por assentarem em bases empíricas, tais métodos não permitem calculara precisão das estimativas obtidas a partir da amostra. Os métodos não aleatórios mais conhecidos são a amostragem orientada, a amostragem por conveniência e a amostragem por quotas.

2

2 --métodos aleatórios ou probabilísticos quando cada elemento da população tem uma probabilidade conhecida de fazer parte da amostra. Estes métodos possibilitam a determinação da distribuição de...
tracking img