Fluxo regular da renda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fluxo regular de renda

Uma maneira muito utilizada no funcionamento da economia é o que considera a existência de apenas dois agêntes econômicos:
famílias e as empresas. Estarepresentação simplificada sobre o comportamento da economia abstrai a existência do governo e das transações econômicas
do pais com o resto do mundo.
Considera que os indivíduos são osproprietários dos fatores de produção e vendem o uso desses fatores de produção às empresas, vendem às empresas o direito destas utilizarem-se dos serviços prestados pelos fatores deprodução. Estas empresas utilizam tais serviços dos fatores de produção na elaboração de bens e produtos finais, que serão vendidos aos indivíduos.
Os indivíduos e firmas (tomados emconjunto) se relacionam pos meio de dois mercados: o mercado de trabalho e o mercado de bens e serviços.
Os indivíduos vendem o uso de seus fatores de produção as empresas e recebem umarenda monetária, caracterizando fluxo monetário. Esta transação é feita no mercado de trabalho que é representado pelos contratos de compra e venda de trabalho. As empresas compram o usodos fatores de produção no mercado de fatores e pagam pela utilização desses fatores de produção.
As empresas utilizam os serviços de fatores de produção para elaborar bens e serviçosde uso final, configurando o fluxo real. Estes bens e serviços são vendidos aos individuos no mercado de produtos, representando o fluxo monetário.
Com essa venda asa eqmpresasrecebem uma receita. Indivíduos compram, através do mercado de produtos, os bens e serviços finais, elaborados pelas empresas. Para fazer essas compras, os individuos gastam a renda queobtiveram no mercado de fatores.
A representação circular do fluxo de renda surge pelo fato dos indivíduos ganharem renda no mercado de trabalho e despendê-la no mercado de bens e serviços.
tracking img