Software pago x livre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (862 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SOFTWARE LIVRE x SOFTWARE PAGO

SÃO PAULO

2011

Software Gratuito versus Pago: Qual escolher?

“O que é melhor: Software Gratuito ou Software Pago?” Não vou entrar na seara dosdebates ideológicos sobre software livre e proprietário (Linux versus Windows) , já que isso é igual religião e cada um tem a sua. Vou tentar abordar o tema de uma maneira mais pragmática e prática.Primeiramente, acredito que tenhamos que separar os usuários em dois tipos: residenciais e corporativos. Assim poderemos analisar a questão através dessas duas óticas, já que as necessidades erequisitos de ambos são bem diferentes. Em seguida, devemos considerar alguns fatores relevantes que normalmente estão relacionados ao uso de soluções de software: disponibilidade, estabilidade, segurança/privacidade, exclusividade e suporte.
De maneira geral, usuários residenciais são mais tolerantes a níveis baixos de satisfação dos fatores mencionados acima. Os usuários corporativos, porsua vez, são menos tolerantes. Isso deve-se ao motivo óbvio que, na maioria das vezes, o segundo esta trabalhando e o primeiro não.

Quando nos deparamos com uma falha no serviço de correioeletrônico da empresa (indisponibilidade, por exemplo) no momento que precisamos enviar uma mensagem importante, tendemos a reagir de maneira indignada. O mesmo não acontece se o mesmo problema acontecequando estamos usando um aplicativo gratuito (hotmail ou gmail, por exemplo) para envio de uma mensagem pessoal. Nesse caso, a forma como lidamos com o problema é mais flexível e branda. Até porque,não estamos pagando nada pelo serviço. 

Um ponto relevante é que o serviço pago normalmente vem com suporte, enquanto que o serviço gratuito não. Se o usuário corporativo estiver com problemasem um serviço gratuito, não teria para quem reclamar. A única solução seria sentar e aguardar o concerto.

Outro fator importante é a privacidade. Ninguém é ingênuo para imaginar que as...
tracking img