Teria do desenvolvimento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1899 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
|


INTRODUÇÃO


O intuito deste trabalho é entender do que se trata a Teoria do Desenvolvimento Organizacional. Nas antigas teorias o ser humano era tratado como máquinas e conforme o tempo foi passando, às teorias se atualizando e os homens começaram a ser tratados com mais respeito e as organizações começaram a ganhar com este processo. Essa novaabordagem tem como referencial a análise de quatro dimensões básicas da vida no trabalho: o ambiente, a organização, o grupo e o indivíduo. O exame da interdependência entre elas permitiria propor mudanças para que as empresas pudessem alcançar seus objetivos com mais eficácia.
















































TEORIA DODESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL




A Teoria do Desenvolvimento Organizacional D. O. surgiu a partir de 1962, decorrente das idéias de vários autores, a respeito do ser humano, da organização e do ambiente em que estes crescem e se desenvolvem, assim está intimamente ligado aos conceitos de mudança e de capacidade adaptativa à mudança. A mesma surgiu através de três razões distintas: A primeirarefere-se aos problemas burocráticos nas organizações, para superar suas limitações, quanto dificuldades administrativas, eficiência e lucratividade, empresas com pouco dinamismo, concluíram que tinham necessidade de mudar, para crescer e vencer. A segunda razão foi o conhecimento sistêmico da organização, a partir de uma percepção ampla da organização, onde verificou que o sistema interno precisavaadequar-se a realidade do ecossistema. A terceira diz a respeito á tecnologia administrativa que encoraja a mudança.

Desenvolvimento Organizacional


O Desenvolvimento Organizacional é uma resposta da organização às mudanças. É um esforço educacional muito complexo, destinado a mudar atitudes, valores, comportamentos e a estrutura da organização, de tal maneira que esta possa seadaptar melhor às novas conjunturas, mercados, tecnologias, problemas e desafios que estão surgindo em uma crescente progressão. O Desenvolvimento Organizacional visa a clara percepção do que está ocorrendo nos ambientes interno e externo da organização, a análise e decisão do que precisa ser mudado e a intervenção necessária para provocar a mudança, tornando a organização mais eficaz, perfeitamenteadaptável às mudanças e conciliando as necessidades humanas fundamentais com os objetivos e metas da organização. O D. O. exige a participação ativa, aberta e não-manipulada de todos os elementos que serão sujeitos ao seu processo e, mais do que tudo, um profundo respeito pela pessoa humana.

As principais características do Desenvolvimento Organizacional
- Focaliza a cultura e os processos;- Especificamente, estimula a colaboração entre líderes e membros das organizações no manejo da cultura e dos processos.
- As equipes são fundamentais para realizar as tarefas do D. O.
- O D. O. focaliza o aspecto humano e social da organização, mas atua também no tecnológico e no estrutural.
- Participação na solução de problemas e na tomada de decisões por todos os níveis.
- Focaliza amudança total do sistema e vê as organizações como sistemas sociais complexos.
- Os/as praticantes do D. O. são facilitadores/as, colaboradores/as e co-aprendizes com o sistema cliente.
- Uma grande meta do D. O. é tornar as pessoas capazes de resolver problemas por si próprias, ensinando as habilidades e conhecimentos por meio de um método de aprendizagem contínuo. O D. O. vê as melhoriasorganizacionais como um processo contínuo no contexto de um ambiente em constante mudança.
- O D. O. utiliza um modelo de pesquisa de ação com participação intensa de seus membros.
- O D. O. assume uma postura de desenvolvimento que busca a melhoria dos indivíduos e das organizações. Criar soluções em que todos ganhem, é a prática habitual do D. O.
Objetivos do Desenvolvimento Organizacional...
tracking img