Terceiro setor brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (885 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de Brasília – UnB
Departamento de Administração
Disciplina: Introdução á Administração – 2/2012
Professor: Adalmir de Oliveira Gomes
Aluno: Maria Clara Leopoldino de Arêa LeãoSILVA,Carlos. Gestão, legislação e fontes de recursos no terceiro setor brasileiro: uma perspectiva histórica. RAP, Rio de Janeiro, p.1302-1325, nov./dez.2010.

O autor trata sobre o terceiro setorbrasileiro, com ênfase nos seus elementos-focos: gestão, legislação e fonte de recursos. O artigo, em termos metodológicos, tem uma natureza qualitativa e é baseado em dados de livros, artigos,documentos, leis e relatórios de pesquisa e objetiva demonstrar a trajetória histórica do terceiro setor brasileiro com fotos no elementos já citados.
Inicialmente, o autor caracteriza o terceiro setor comonão governamental, não lucrativo, de participação voluntária, autônoma e privada organizada em torno de objetivos coletivos ou de interesse público e explica que a existência do mesmo estárelacionada com a do primeiro setor, representado pelas atividades do estado que são realizadas visando um fim público, e a do segundo setor, representada pelas atividades da iniciativa privada que atendem afins particulares. Portanto, Carlos Eduardo Guerra Silva conclui que o terceiro setor surge de uma junção entre as finalidades do primeiro setor e a natureza do segundo e enfatiza que o estágio em queo terceiro setor se encontra no Brasil e no mundo é fruto de várias transformações que duraram séculos e duram até hoje, logo deve ser analisado a partir de uma análise histórica dos seus processos deprodução e reprodução, permissão e constrição, característicos de um processo de institucionalização que vem ocorrendo. A fim de facilitar a visualização dos elementos-foco, o artigo foi orientadopelo princípio das árvores hiperbólicas, que são formadas por uma rede de nós que se desdobram em suas componentes hierarquicamente dependentes. Nesse caso, o nó raiz principal é o próprio terceiro...
tracking img