Terceira idade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2999 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

O presente trabalho consiste em um instrumento de reflexão para a necessidade de os idosos terem uma atenção especial visando, principalmente sua qualidade de vida, com saúde, educação e dignidade, pois eles foram, e de certa forma ainda são, extremamente importantes, tendo em vista que o nosso presente dependeu do empenho deles. Os idosos necessitam cada vez mais de incentivos quevisem uma garantia de um crescimento na expectativa de vida, pois a grande maioria deles já pode ter acesso a uma aposentadoria que mal supre as suas necessidades. É seguindo essa linha de raciocínio que o trabalho apresenta propostas e estudos voltados a Melhoria da Qualidade de Vida na Terceira Idade, seguindo conceitos de autores renomados e especializados neste assunto que torna-se cada dia maisnecessário.

Palavras-chave: idoso; qualidade de vida; idade; condições.

INTRODUÇÃO

Este trabalho visa mostrar a Qualidade de vida na terceira idade, as mais diversificadas formas que os idosos podem viver objetivando uma qualidade de vida diferenciada, com diversão, segurança, alfabetização e o devido merecimento a quem tanto trabalhou e contribuiu para o desenvolvimento desse país.Hoje em dia o governo possui trabalhos diretamente voltados para idosos, e oferece todas as possibilidades de modo a proporcionar uma vida cada dia mais feliz e menos preocupada.
Passada a época em que idosos eram em grande maioria analfabetos e, ao atingir certa idade, sua sucumbência era de sentar em uma cadeira na área de suas casas, sob sequer companhia.
A terceira idade é objeto deinvestimento. Os nossos idosos hoje em dia podem contar com atividades, viagens, academias, escolas de artesanato e dança e as mais diversas especificidades para este grupo que torna-se cada dia mais alvo da criminalidade, exploração e maus tratos.
O objetivo deste trabalho é mostrar que os idosos podem sim ter uma qualidade de vida elevada, com diversão e a garantia de que, como muitos citam, essa podeser a melhor idade, com garantia de saúde e projetos que facilitam o acesso dessas pessoas aos mais diversificados ramos de atividades no Brasil. Também será importante salientar que a Terceira Idade tem um Estatuto Específico, e aos idosos rege uma legislação Própria, que deve ser respeitada, e em caso de não cumprimento, denunciada, para que cada dia mais seja maior a expectativa de vida emnosso país, na esperança de que as crianças possam crescer conhecendo seus avós (que há algum tempo atrás era pouco provável), tendo em vista que os idosos não tinham incentivo á melhoria na qualidade de vida e em grande maioria moravam no campo, com condições precárias de saúde e cuidados especiais a que necessitam.
Hoje em dia essa realidade está bem diferente,e o objetivo deste trabalho é depoder, acima de tudo, contribuir com informações importantes a respeito de qualidade de vida a pessoas que tanto contribuíram para o desenvolvimento, saúde e educação deste país, ressaltando a importância de programas de desenvolvimento social e melhoria continua nos processos e cuidado à essas pessoas.
Trata-se de uma leitura extremamente dinâmica e direcionada, considerando a relevância de umgrupo cada dia mais crescente e disposto a melhorar as expectativas de um país em crescente desenvolvimento.

DESENVOLVIMENTO

O processo de envelhecimento, ao contrário do que se imagina, começa bem antes do início da terceira idade. O mundo está cada dia menos preocupado com a qualidade de vida das crianças e adolescentes, sem se conscientizar de que, se elas não tiverem uma qualidade de vidanas primeiras etapas da vida, certamente não terão uma velhice saudável. Fast Foods, enlatados, doces industrializados, alto consumo de massas e um mundo cada vez mais prático e tecnológico contribuem para que crianças, ao invés de fazerem atividades físicas, passem o dia a postos de computadores e vídeo games. As pessoas têm sim que se atualizarem de acordo com o passar dos anos, mas devem...
tracking img