Terapia ocupacional na reabilitacao funcional da mao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3897 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Terapia ocupacional na reabilitaçao funcional da mao em portadores de hanseníase






INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade demonstrar a relevância da atuação do Terapeuta Ocupacional na reabilitação funcional da mão de pacientes com hanseníase, bem como do tratamento adequado para a recuperação dos movimentos motores da mão oferecendo melhores condições de vida aeste individuo.
A escolha do tema surgiu a partir das estatísticas altas de deformidades presentes nos acometidos na atualidade e do papel importante que o Terapeuta Ocupacional desempenha em todo esse processo.
Destarte que “a hanseníase é uma doença infecciosa, crônica que afeta principalmente a pele e os nervos periféricos”. (LEHMAN, apud, FREITAS, 2006) cujo agente etiológico é Mycobacteriumleprae ou bacilo de Hansen.
O comprometimento do sistema nervoso periférico an­tes, durante e mesmo após o término do tratamento, ou seja, a alta do tratamento medicamentoso específico é responsável pela maioria das deficiências e deformida­des associadas à hanseníase (SPIRINGS, 2001, apud CHIUCHETTA, GIUBLIN, p. 344, 2010).
“O Brasil é o maior responsável pela endemia no continente americano eesta entre os 12 países que registraram 90% dos casos no mundo”. (HEALTH, 2008 apud, ARANTES et al., p. 156, 2010).
Por tal motivo, e pelo preconceito sofrido historicamente, ela representa uma das maiores preocupações ainda presentes nos dias atuais. É uma doença que até então é temida pela população, pois pode gerar incapacidades físicas decorrentes desta patologia, como por exemplo, asdeformidades afetas da mão.
A hanseníase, doença de notificação compulsória [...] Ao diagnosticá-la, o profissional deverá preencher a ficha de notificação a fim de planejar e avaliar ações de controle (FREITAS, 2006, p.303). Esta notificação deve ser acessada pelo profissional de Terapia Ocupacional, para que ele tenha conhecimento do grau de dimensão da doença do paciente e com isto diagnosticar acondição anatomofisiológica para estabelecer o tratamento de reabilitação, pois este é um profissional que desempenha um trabalho de assistência aos portadores de hanseníase tornando-se possível a reabilitação física, principalmente da mão.
Ressalta-se aqui que a mão é um órgão indispensável na vida da pessoa humana, em seu cotidiano, pois é ela que proporciona o acesso à maioria das ações queestabelece a relação entre sujeito x objeto x e meio ambiente.
De acordo com Freitas (2006, p.19), “a mão é um órgão que está envolvido em praticamente todas as nossas atividades de vida diária”.
A problemática apresentada neste trabalho esta direcionada a intervenção do Terapeuta Ocupacional para minimizar as sequelas deixadas pela hanseníase, além de reabilitar e se for o caso prescrever algumdispositivo ou criar adaptações deixando a mão mais funcional, dando qualidade de vida a esse indivíduo.
É de fundamental importância a abordagem da Terapia Ocupacional no tratamento das sequelas deixadas pela hanseníase haja vista as possibilidades técnicas e científicas que esta área do conhecimento dispõe para a reabilitação do paciente e, consequentemente a sua inserção social, seja no convíviofamiliar, nos demais espaços sociais, bem como no mercado de trabalho.
A Terapia Ocupacional assume um papel importante no tratamento e na prevenção e redução de incapacidades, pois existem recursos terapêuticos que auxiliam nesse processo (ANDREAZZI, p. 9, et al., s.d).
Vislumbra-se com esta discussão desencadeada neste artigo, evidenciar a relevância que tem o papel do profissional “terapeutaocupacional” na recuperação, de pessoas anteriormente consideradas “defeituosas e improdutivas”, em pessoas com auto-estima altamente valorizada pela capacidade e habilidade de realizarem movimentos resgatados pela terapia, e com isto tornarem-se úteis e funcionais.









METODOLOGIA

A metodologia adotada no presente estudo compõe-se de pesquisas bibliográficas realizadas...
tracking img