Trabalhos em geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6244 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História da Fisioterapia

Na antigüidade, período compreendido entre 4.000 a.C. e 395 d.C. havia uma forte preocupação com as pessoas que apresentavam as chamadas "diferenças incômodas"; este termo era então utilizado para abranger o que na época era considerado de "doença". Havia uma preocupação em eliminar essas “diferenças incômodas “através de recursos, técnicas, instrumentos eprocedimentos”.
Os agentes físicos já eram utilizados para reduzir essas "diferenças". Os médicos na antigüidade conheciam os agentes físicos e os empregavam em terapia. Já utilizavam a eletroterapia sob forma de choques com um peixe elétrico no tratamento de certas doenças. O hábito de utilizar as formas de movimento como recurso terapêutico remonta há vários séculos antes da era cristã. Nessa épocaacreditava-se que o uso da ginástica estava unicamente nas mãos dos sacerdotes e que era empregada somente com fins terapêuticos, ou seja, os movimentos do corpo humano, quando estudados, racionalizados e planejado eram utilizados no tratamento de disfunções orgânicas já instaladas. No ano de 2698 A C. o imperador chinês Hoong-Ti criou um tipo de ginástica curativa que continha exercícios respiratórios eexercícios para evitar a obstrução de órgãos. Na medicina Trácia e Grega a terapia pelo movimento constituía uma parte do tratamento médico.
Galeno (130 a 199 d.C.) conseguiu através de uma ginástica planificada do tronco e dos pulmões corrigir o tórax deformado de um rapaz até chegar á condições normais. O que se pretendia era basicamente curar os indivíduos que fossem portadores de algumadoença ou deformidade. Na idade média as "diferenças incômodas" eram consideradas como algo a ser exorcizado. Foi um período onde ocorreu uma interrupção dos estudos na área da saúde. A interrupção desses estudos parece ter tido dois aspectos principais: o corpo humano foi considerado como algo inferior e as camadas superiores da nobreza e do clero começaram a despertar o interesse por uma atividadefísica dirigida para um objetivo determinado que era o aumento da potência física. As ordens eclesiásticas eram inimigas do corpo. Os hospitais da idade média tinham caráter eclesiástico, localizavam-se junto aos mosteiros e suas salas de enfermos estavam ao lado das capelas, havendo inclusive altares na sala dos enfermos, não havendo local apropriado para a realização de exercícios.
No Renascimentovolta a aparecer alguma preocupação com o corpo saudável. O humanismo e as artes desenvolveram-se e permitiram, paralelamente, a retomada dos estudos relativos aos cuidados com o corpo e o culto ao "físico". Mercurialis apresentou princípios definidos para a ginástica médica que compreendiam:
1) exercícios para conservar um estado saudável já existente;
2) regularidade no exercício;
3)exercícios para indivíduos enfermos cujo estado pode exacerbar-se;
4) exercícios individuais especiais para convalescentes;
5) exercícios para pessoas com ocupações sedentárias.
Nessa época nota-se uma preocupação com o tratamento e os cuidados com o organismo lesado e também com a manutenção das condições normais já existentes em organismos sãos. No final do renascimento o interesse pela saúdecorporal começa a especializar-se. Na fase de transição entre o renascimento e a fase de industrialização o uso de recursos físicos passa a ter influência no mundo ocidental. Don Francisco Y Ondeano Amorós (1779-1849) que não era médico, dividiu a ginástica em quatro pontos, e um deles era a cinesioterapia com a finalidade de manutenção de uma saúde forte, tratamento de enfermidades, reeducação deconvalescentes e correção de deformidades. "G. Stebbin e B. Mesendiac" vêem como finalidade de seu sistema de prevenção de lesões corporais e sua correção, (o sistema Mesendiac dá importância ao trabalho de sustentação muscular através da fisioterapia). Ling, um professor sueco de ginástica e massagens corretivas teve seu trabalho divulgado através de discípulos como Rothstein, um oficial prussiano...
tracking img