Teorico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1828 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Responsável pelo Conteúdo: Prof. Ms. Carlos Fuser

Psicanálise

Seja bem-vindo à Unidade PSICANÁLISE. O tema dessa Unidade é a teoria de Sigmund Freud, fundador da escola psicanalítica da Psicologia. A Psicanálise estuda o inconsciente e sua influência no comportamento do sujeito. Sigmund Freud foi um médico vienense que alterou radicalmente o modo de pensar a vida psíquica. Freud estudou asregiões obscuras do psiquismo e seus processos inconscientes. Nesta unidade estudaremos a primeira tópica da Psicanálise, que envolve os conceitos de inconsciente, pré-consciente e o consciente. Em seguida, estudaremos a segunda tópica da teoria psicanalítica de Freud, que envolve os conceitos de Id, Ego e Superego e, por fim falaremos sobre os mecanismos de defesa e sua influência nocomportamento humano.

Atenção
Para um bom aproveitamento do curso, leia o material teórico atentamente antes de realizar as atividades. É importante também respeitar os prazos estabelecidos no cronograma.

Contextualização
A Psicanálise é a ciência do inconsciente. Foi criada por Sigmund Freud, médico austríaco que, estudando as doenças psicológicas, concluiu que existe uma vida psicológica de que não temosconsciência e que influencia nossos pensamentos, nossas escolhas e nosso comportamento..

http://pro.corbisimages.com

http://pro.corbisimages.com

http://pro.corbisimages.com

As teorias de Freud tiveram grande repercussão e marcaram profundamente a Psicologia e a Filosofia. Influenciam, até hoje, a Sociologia, a Antropologia e as demais Ciências Sociais. Além disso, também as Artes Plásticas, aLiteratura e o Cinema foram influenciados pela Psicanálise.

http://pro.corbisimages.com

http://pro.corbisimages.com

http://pro.corbisimages.com

As ideias de sexualidade infantil e inconsciente causaram forte reação dos setores mais conservadores da sociedade. Mas, hoje, são aceitas na maior parte da comunidade científica e, em muitos países, por grande parte da sociedade.

Material TeóricoInconsciente

É o conceito central da teoria psicanalítica. “Para Freud, a consideração de que existem processos psicológicos inconscientes determinando a vida psíquica é o fator diferencial que funda a sua psicologia” (Fedato & Fulgencio). Inconsciente é o conteúdo psíquico ausente, em dado momento, de nossa consciência. Conteúdos psíquicos são os fenômenos que se manifestam em nossa psique, ouseja, nossa mente. São os pensamentos, sentimentos, desejos, fantasias, símbolos, sonhos, ideias , imagens, lembranças, sentimentos, emoções, paixões, medos, lembranças, vontades, opiniões. Entre os conteúdos inconscientes se encontram acontecimentos do passado, fatos imaginados, cenas presenciadas na primeira infância, acontecimentos presenciados não percebidos pela consciência, lembrançasrecalcadas, entre outros. Os conteúdos inconscientes são aqueles que se encontram ausentes de nossa consciência. Enfim, tudo o que se passa em nossa mente, mas não percebemos sua existência com nosso pensamento consciente. Estudando doenças mentais, Freud concluiu que o comportamento de pacientes com distúrbios psicológicos é fortemente influenciado por representações inconscientes. E, também percebe quetodas as pessoas têm uma intensa vida psíquica inconsciente. Conforme a Psicanálise, o inconsciente influencia fortemente a nossa vida, nosso pensamento e nosso comportamento, chegando a determinar escolhas, comportamentos, opiniões e gestos. Freud chegou ao inconsciente, primeiramente, através dos sonhos. Atos falhos (por exemplo, palavras ditas sem a intenção de dizê-las), e lapsos (falhas) dememória, também são caminhos que Freud encontrou pra chegar ao inconsciente. Quando alguém fala uma palavra diferente da palavra que foi escolhida pela sua consciência, essa palavra pode soar estranha ou mesmo ofensiva para quem escuta. Parece um erro sem sentido. Freud acredita que nesse tipo de falha há uma manifestação inconsciente, afetada pelos desejos. Também a memória e as lembranças são...
tracking img