Rochas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (1000 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Rochas
São agregados de partículas minerais. Elementos constituintes da crosta terrestre proveniente da solidificação do magma ou lavas vulcânicas e/ou da consolidação de depósitos sedimentares,tendo ou não sofrido transformações metamórficas. Podem ser extraídas em blocos; matacões (Ø > 250 mm; é uma rocha isolada, arredondada).
O solo ou as rochas suportam o peso de qualquer edificação.Tanto os solos quanto as rochas são usados como matéria-prima para os produtos destinados à indústria da construção. As rochas são extraídas de pedreiras para formar as pedras utilizadas naconstrução, ou são trituradas para constituir enchimento para o concreto. Certas argilas são usadas na fabricação de cimento, tijolo e outros produtos.
Concreto: rocha artificial, possui algumascaracterísticas físicas semelhantes às rochas. Como resulta de processo de fabricação é possível o controle de qualidade, enquanto que as rochas são aceitas tal como se encontram. Normalmente a resistência àtração para amostras de rochas e concreto fica aproximadamente 10% da sua resistência à compressão. (porém a resistência dos concretos é inferior à das rochas mais resistentes)
Classificação geológicadas rochas e pedras
As rochas classificam-se em três tipos, conforme a origem geológica:
Ígneas: forma-se pela solidificação de material em estado de fusão, geralmente a certa profundidade na crostaterrestre. São originadas pelas lavas vulcânicas, formam-se diretamente do manto.
De acordo com seu comportamento químico, as rochas ígneas se subdividem em: ácidas, intermediárias e básicas (i. é.,alcalinas), sendo estas subdivisões determinadas pela quantidade de sílica presente na rocha.
O granito apresenta alto teor de quartzo, que é uma sílica, e portanto é ácido. O alto teor de quartzo dáao granito a sua grande dureza. Já o basalto, pela presença discreta de sílica é uma rocha básica.
Ex. de rochas ígneas: granito, basalto.
Sedimentares: formam-se pela deposição, geralmente...
tracking img