Teorias sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3542 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O debate acerca das chamadas teorias sociais[1] do envelhecimento traz à tona inúmeras divergências que procuramos assinalar na descrição da categoria envelhecimento. Entretanto, não seria equivocado afirmar que tais teorias reproduzem o embate presente no interior das ciências sociais.
O conjunto dessas teorias pode ser agrupado, para melhor compreensão, em 4 segmentos.
No primeiro grupoestão as chamadas teorias de adaptação, são as que se baseiam nas concepções de status e funções de Talcott Parsons (1937). As teorias da atividade e do desengajamento são incluídas nesse quadro teórico.
Num segundo bloco situa-se a teoria de desenvolvimento do ego com forte conteúdo psicológico (centrado no indivíduo). O principal representante dessa corrente, Erik Erickson (1970) acreditafundamentalmente na estabilidade da identidade do ego no transcorrer de toda a vida, principalmente na velhice. O rompimento dessa estabilidade poderá induzir o indivíduo ao desespero e, em casos extremos, ao suicídio.
Outro conjunto de teorias refere-se aos estudos do ciclo de vida consubstanciados nos conceitos de mudança e de individualidade. Nessas teorias “o envelhecimento não significatornar-se velho, mas tornar-se mais velho“. (DONFUT-ATTIAS, 1980:26) O envelhecimento implica transições mediatas ou imediatas, visíveis ou mascaradas, repentinas ou lentas e progressivas. As transições são definidas, também, pelo periodismo do ciclo de vida, pela troca de papéis ou por acontecimentos.
O último grupo de teorias gerontológicas articula a questão do envelhecimento à estruturasocial, relacionadas à estratificação social ou à concepção marxista de classe social.
Donfut-Attias (1980) fez uma série de palestras no Serviço Social do Comércio - SESC/SP, bastante esclarecedoras sobre a terceira idade, veiculadas numa revista especial. A primeira parte descreve os aspectos demográficos da velhice, apontando a sua relevância na pirâmide etária em todo o mundo. A segunda partese refere às teorias sobre o envelhecimento, onde a autora analisa criticamente a bibliografia sobre o referencial teórico que norteia a questão da velhice. A família e o idoso são temas da terceira parte do estudo, tendo a autora se baseado em estudos comparativos do relacionamento entre os mais velhos e os familiares em diversas culturas. A quarta parte do estudo se reporta ao lazer,entendendo-se o lazer não só como recreação mas como uma forma criativa e produtiva
Donfut-Attias apresenta o primeiro grupo de teorias que preconiza a velhice como processo de adaptação na última etapa da vida. Contemplam-se as mudanças biológicas e sociais necessárias ao processo de adaptação dos idosos na busca de um equilíbrio biológico. São incluídas nesse grupo as teorias da atividade e a doengajamento que se respaldam nas concepções de status e funções sedimentadas pela Sociologia funcionalista que tem em Talcott Parsons (1937)[2] seu representante mais significativo.
As teorias gerontológicas de adaptação, por se basearem no constructo funcionalista, vão apresentar os limites de sua origem. Apontam que o envelhecimento, enquanto processo biológico, desenvolve-se de forma regular, oque implica funções sociais estáveis. A aposentadoria representaria uma diminuição de renda e perda do status social, o que vai demandar adaptação a um novo padrão de comportamento ou um novo processo de socialização como o ensino e a aprendizagem de funções sociais. O aposentado tende a diminuir o nível de contatos sociais, rompendo, muitas vezes, o elo de ligação com o mundo do trabalho. Ocorrecom freqüência a perda do cônjuge o que vai requerer a assunção do papel de viúvo, que pode ser acrescido de outro papel, o de doente, visto que as doenças (reais ou fictícias) fazem parte do cotidiano dessa população.
A teoria da atividade tem por proposta estudar e apresentar alternativas de adaptação para a população idosa. Os defensores dessa teoria propalam que o indivíduo idoso deve...
tracking img