Teorias motivacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIAS MOTIVACIONAIS
Conceito de Motivação

É difícil definir exatamente o conceito de motivação uma vez que este tem sido utilizado com diferentes sentidos. De modo geral, motivação é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma, ou pelo menos, se dá a origem a uma propensão a um comportamento especifico, podendo este impulso á ação ser provocada por um estimulo externo(ambiente) ou interno (individuo), ou seja, motivação nada mais é do que um motivo que leva a ação.
Ciclo da Motivação
Existe um ciclo motivacional onde o papel do gerente é de suma importância, pois é dele a função de estimular seus subordinados para que alcance objetivo organizacionais de maneira eficaz e eficiente. Esse ciclo se divide em seis etapas iniciando-se nas necessidades individuaisnão satisfeitas o que gera uma procura de alternativas para satisfazer essas necessidades; escolhe-se então uma das alternativas para se alcançar o objetivo desejado e toma-se uma atitude, ou seja, parte-se para ação propriamente dita. Após esse processo, há uma reavaliação da situação e então, finalmente o indivíduo decide se esta motivado ou não para satisfazer sua necessidade através daalternativa escolhida. Após a reavaliação da situação, se o objetivo foi alcançado, foram atendidas as necessidades e atingidas as expectativas, porém no caso de não se ter alcançado a meta, as reações finais desse ciclo serão construtivas, quando houver uma reação positiva do indivíduo, que poderá suas metas ou tentar ultrapassar as barreiras impostas, caso contrário, teremos uma reação de frustração,onde o empregado terá uma resposta negativa à não realização da meta inicial, podendo apresentar reações de agressividade, regressão, fixação até retraimento.

Teoria de McClelland
A Teoria de McClelland afirma que cada pessoa tem um nível de necessidade diferente da outra. Mas, essas necessidades nunca são nulas, ou seja, sempre haverá um traço dessa necessidade, por menor que seja,principalmente a “Realização”, que é a primeira necessidade aprendida durante os primeiros anos de vida.
A base da teoria afirma que quando um indivíduo consegue algo através de algum motivo, o mesmo meio será utilizado para resolver outros problemas. Isto caracteriza o estilo da pessoa.
Essas necessidades apontadas por McClelland correspondem aos níveis mais altos da pirâmide de Maslow e aos fatoresmotivacionais de Herzberg.
Atualmente a teoria de McClelland é utilizada para medir o clima Organizacional de uma empresa.
David C McClelland (1917-1998) dedicou sua vida à pesquisa da motivação Humana. Foi McClelland quem espalhou na comunidade de psicologia Americana o Movimento da Competência nas Organizações. Ele questionava teste de QI como método de medir capacidade de um ser humano.Acreditava que somente inteligência não seria suficiente para promover sucesso em qualquer trabalho ou função. Em lugar disso McClelland sugeria caminhos para identificar outras variáveis competências que poderiam influenciar o sucesso.
David McClelland é muito lembrado ainda pela descrição de três tipos de motivações sociais, identificadas no seu livro The Achieving Society (1961): Realização(Acheivement Motivation); Influência (Authorrity/Power Motivation); Afiliação (Affiliation Motivation).
Modelo de David McClleand de Necessidade Motivacional
Estas necessidades são encontradas em vários graus nas equipes e nos gestores, e uma mistura destas necessidades caracteriza seu estilo e comportamento.
Necessidade de Realização
A pessoa motivada pela Realização busca meios e metas desafiadorase formas para atingir objetivos. Realiza pelo prazer de concluir e ter sucesso em um desafio. Tem um forte interesse por feedback que o ajude na realização e no progresso do seu intento, busca e cerca-se por senso de realização
Necessidade de Influência
A pessoa motivada pela influência é orientada pelo poder sobre os outros. Busca efetividade e impacto para influenciar os outros naquilo que...
tracking img