Teorias modernas sobre cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIAS MODERNAS SOBRE CULTURA

Pagina 59
Keesing refere-se, às teorias que consideram a cultura como um sistema adaptativo. Difundia por neo-evolucionistas como Leslie White, esta posição foiformulada criativamente por Sahlins, Harris, Carneiro, Rappaporte, Vayda e outros que, apesar das fortes divergências que apresentam entre si, concordo que:
1.”Cultura são sistemas (de padrões decomportamento socialmente transmitidos) que servem para adaptar as comunidades humanas em seus embasamentos biológicos. Esse modo de vida das comunidades inclui tecnologias e modo de organizaçãoeconômica, padrões de estabelecimento, de agrupamento social e organização política, crenças e praticas religiosas, e assim por diante

Pagina 60
2. ”Mudança cultural é primariamente um processo deadaptação equivalente à seleção natural.” (“O homem é um animal e, como todos animais, deve manter uma relação adaptativa com o meio circundante para sobreviver.
3. “A tecnologia, a economia desubsistência e os elementos da organização social diretamente ligada à produção constituem o domínio mais adaptativo da cultura. Estas divergências podem ser notadas nas posições de materialismo cultural,desenvolvido por Marvin Harris, na dialética social dos marxistas, no revolucionismo cultural de Elman Service e entre os ecologistas culturais, como Steward.” (...) As teorias idealista de culturas, quesubdivide em três diferentes abordagens. A primeira delas e a dos que consideram cultura como sistema cognitivo, produto dos chamados “novos etnógrafos”.


Pagina 61
Assim, para W.Goodenough,cultura é um sistema de conhecimento: “consiste em tudo aquilo que alguém tende conhecer ou acreditar para operar de maneira aceitável dentro de sua sociedade.”
A segunda abordagem é aquela queconsidera cultura como sistemas estruturais, ou seja, a perspectiva desenvolvida por Claude Lévi-Strauss, “que define cultura como um sistema simbólico que e uma criação acumulativa de mente humana...
tracking img