A biografia de celestin freinet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE POTIGUAR-UNP
ESCOLA DE EDUCAÇÃO
CURSO
PEDAGOGIA
DIDÁTICA I



ATIVIDADE Nº3
















NATAL 07 MAIO 2011
ALUNA: CHARLENE ANDRÉ DA SILVAProf.ª ORIENTADORA: SUZYNEIDE SOARES DANTAS

















Natal 07 Maio 2011






INTRODUÇÃO


Celestin freinet foi um educador francês de grande importância, pois foiatravés desse educador que foi desenvolvido atividades hoje comuns como: aulas-passeio e o jornal de classe. Ele criou também um projeto de escola popular moderna e democráticaPensador da educação Celestin Freinet












SUA BIOGRAFIA

2.1 Celestin Freinet nasceu no sul da França, na região de Provença, numa famíliade oito filhos. Seus dias de escola foram profundamente desagradáveis, e afetaram seus métodos de ensino e desejo de reforma.
Enquanto cursava o Magistério estoura a Primeira Guerra Mundial.Interrompe seus estudos e é obrigado a alistar-se. Recrutado pelo exército francês, em 1915 na ocasião teve uma lesão pulmonar causada por gases tóxicos. Esta experiência o transformou em um pacifistaconvicto. Em 1920 iniciou seu trabalho como professor de escola primária, antes mesmo de concluir o curso normal. Foi quando Freinet começou a desenvolver seus métodos de ensino. Ele atuou comoprofessor-adjunto em Le Bar-sur-Loup e docente em Saint-Paul .
Em 1923 Freinet comprou um tipógrafo, para auxiliar a atividade de ensino, já que seu ferimento do pulmão dificultava que falasse por períodoslongos. Foi com este tipógrafo que imprimiu textos livres e jornais da classe para seus alunos. As próprias crianças compunham seus trabalhos, os discutiam e os editavam em pequenos grupos, antes deapresentar o resultado à classe. Os jornais eram trocados com os de outras escolas. Gradualmente os textos do grupo substituíram livros didáticos convencionais.
Em 1924, Freinet criou uma cooperativa...
tracking img