Teoria moderna sobre cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Teorias modernas sobre cultura

Ainda com referência às diferentes maneiras culturais de efetuar ações fisiológicas, gostaríamos de citar o clássico artigo de Marcel Mauss(1872-1950) “Noção e técnica corporal” (Marcel Mauss, 1974, Vol. II), no qual analisa as formas como os homens, de sociedades diferentes, sabem servir-se de seus corpos.Segundo Mauss, podemos admitir com certeza que se “uma criança senta-se à mesa com os cotovelos junto ao corpo e permanece com as mãos nos joelhos, quando não está comendo, queela é inglesa. Um jovem francês não sabe mais se dominar: ele abre os cotovelos em leque e apóia-os sobre a mesa”. Não é difícil imaginar que aposição das criançasbrasileiras, nesta mesma situação, pode ser bem diversa.
Resumindo, todos os homens são dotados do mesmo equipamento anatômico, mas a utilização do mesmo, ao invés de ser determinadageneticamente (todas as formigas de uma dada espécie usam os seus membros uniformemente), depende de um aprendizado e este consiste na cópia de padrões que fazem parte daherança cultural do grupo.



Anexo 2

A difusão da cultura



A diversidade cultural decorre, essencialmente, de dois processos (simples, semanticamente falando, ecomplexo, complexamente falando): autóctone e difusão. Autóctone se refere às invenções que, “acidentamente”, ocorreram simultaneamente ao redor do globo, sem que tenha havidocontato prévio entre sociedades criadoras (como agricultura, por exemplo). Difusão, por sua vez, a própria palavra define-se por si só; todavia, para os mais desavisados,isto significa que sistemas culturais foram incorporados ou “copiados” por quaisquer circunstâncias que não cabe aqui ficar divagando acerca dos motivos de tal fatalidade.
tracking img