Pesquisa

Páginas: 2 (323 palavras) Publicado: 30 de março de 2013
EXERCICIO DE BIOQUIMICA – ODONTOLOGIA

ALUNO(S):

1. Ao se retirar a porção carboidrato da superfície de parasitos como o T. cruzi e a Leishmania, estes deixam de ser reconhecidos pelo sistemaimune do hospedeiro. Por que isto ocorre?

2. A celulose obtida das fibras das sementes de algodão é resistente, fibrosa e completamente insolúvel em água. Diferentemente, o glicogênio, obtido demúsculos, se dispersa rapidamente em água quente formando uma solução turva. Embora estes dois tipos de polissacarídeos tenham propriedades físicas bastante diferentes, eles são compostos de moléculas deD-glicose e tem pesos moleculares semelhantes. Quais as características estruturais provocam estas propriedades tão diferentes? Quais as vantagens biológicas de suas respectivas propriedades físicas?3. O processo de digestão dos carboidratos começa na boca, pela ação da amilase, e termina no intestino, pela ação das enzimas malatase, lactase e sacarase. Quais os monossacarídeos são produzidospela ação destas enzimas sobre os seus respectivos substratos?

4. Explique porque o ATP pode ser substrato e ao mesmo tempo inibidor da fosfofrutoquinase.

5. Por que a glicose é fosforiladaquando entra na célula?

6. Defina o que é fosforilação em nível do substrato.

7. Os músculos esqueléticos brancos têm baixa concentração de mioglobina, mitocôndrias e glicogênio. Como estes músculosobtêm ATP para a realização da contração muscular? Por que a velocidade de contração destes músculos é mais rápida e eles têm resistência mais baixa do que os músculos vermelhos? Suponha que osmúsculos brancos sejam desprovidos da enzima lactato desidrogenase (cataliza a reação piruvato lactato) eles seriam capazes de desenvolver atividade física intensa, ou seja, gerar ATP em alta velocidadeatravés da glicose? Explique.

8. Em que locais da célula ocorrem a glicólise, o ciclo do ácido cítrico e a cadeia respiratória? Qual a importância da compartimentalização destes processos?

9....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pesquisa
  • pesquisa
  • pesquisa
  • o que pesquisa
  • PESQUISA
  • Pesquisa
  • Pesquisas
  • Pesquisa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!