Teorias de walter gropius

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Sul de Santa Catarina
Arquitetura e Urbanismo
Teoria da Arquitetura
Professora Raquel Corbetta

Walter Gropius

Marina Wiggers Berkenbrock
Yasmine Badwan
Walter Gropius(1883 – 1969)
Nascido em Berlim, Alemanha, Walter Gropius estudou em Munique(1903 – 1905), e depois em sua cidade natal(1905 – 1907). Trabalhou com Peter Behrens, mas em 1910 montou seu próprioescritório em sociedade com Adolf Meyer (1881 – 1929) e se tornou membro da Deutcher Werkbund(associação de artistas, artesãos e publicitários). Walter Gropius valorizava muito o trabalho em equipe,principalmente devido à sua falta de habilidade no desenho.
Foi recrutado para a Primeira Guerra Mundial e, após ela, é chamado para ser diretor Escola de Artes Aplicadas (sucedendo Henry van deVelde) e da Academia de Belas Artes da Saxônia, em Weimar. Decide unir as duas escolas e fundar a Bauhaus (1919, Das Staatliche Bauhaus ou Casa Estatal da Construção), uma das maiores e maisimportantes expressões do modernismo.
Porém, o trabalho realizado na escola não agrada os conservadores, que afastam Walter Gropius de Weimar. Ele projeta um prédio para a Bauhaus em Dessau, e se mantémdiretor até 1928, quando decide abrir uma agência em Berlim.
Com a ascensão do nazismo, percebe que não tem futuro na Alemanha e se muda para os Estados Unidos, onde é nomeado professor daUniversidade de Harvard e diretor do departamento de Arquitetura. Funda com ex-alunos a The Architetcts Collaborative (T.A.C.), agência que vai se tornar uma das mais importantes dos Estados Unidos emorre em Boston (1969).
Teorias/Tratados
“A obra publicada de Walter Gropius é pouco importante se comparada à sua obra de arquitetura e de ensino, mas alguns escritos, artigos ou livros tiveramgrande impacto.
* 1923 – Concepção e estrutura da Staatlischen Bauhauses (Texto)
* 1925 – Arquitetura Internacional (Livro)
* 1925 a 1926 – Bases da Construção Moderna (Artigo)
Sua...
tracking img