Bahaus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2069 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BAUHAUS
“Vamos criar uma nova guilda de artesãos, sem a distinção de classes que ergue uma barreira arrogante entre artesão e artista!”
- Walter Groupius, manifesto da bauhaus, 1919-

A frase acima praticamente resume a principal ideia da escola BAHAUS, de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha. A Bauhaus foi uma das maiores e maisimportantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo a primeira escola de design do mundo.
A escola foi fundada por Walter Gropius em 25 de abril de 1919. A intenção primária era fazer da Bauhaus uma escola combinada de arquitetura, artesanato, e uma academia de artes, e isso acabou sendo à base de muitos conflitos internos e externos que se passaram ali. A maior partedos trabalhos feitos pelos alunos nas aulas-oficina foi vendida durante a Segunda Guerra Mundial.
A Bauhaus (“casa para construir, crescer, nutrir”) foi uma escola sediada em Weimar, Alemanha, em abril de 1919, sob a direção do arquiteto Walter Gropius (1883-1969). Formada pela cooperação entre a existente Academia de Belas Artes de Weimar e a Escola de Artes e Ofícios, visando capacitar osalunos na teoria e na prática das artes, dando-lhes condições de criar produtos que fossem ao mesmo tempo artísticos e comerciais…


Gropius imaginava uma comunidade em que professores e alunos morariam e trabalhariam juntos. Esse conceito se reflete no nome do grupo, que alude às choupanas dos pedreiros medievais (Bautütten). Por um lado, a intenção da Bauhaus era formarartistas, designers e arquitetos mais responsáveis socialmente. Por outro lado, ela pretendia nada menos do que o progresso da vida cultural da nação e o aperfeiçoamento da sociedade.
Com tais propostas utópicas, a Bauhaus pode ser mais bem entendida no contexto dos debates travados na Alemanha ( e em outros países) desde o fim do século XIX ( Jungendstil e Deutscher Wrkbund). No manifesto queacompanhava o programa da nova escola, Gropius escreveu:
“Vamos desejar, conceber e criar juntos o novo edifício do futuro, que combinará tudo – arquitetura e escultura e pintura – em uma única forma, a qual, um dia, se erguerá em direção aos céus, das mãos de um milhão de trabalhadores, como um símbolo cristalino de uma nova e vindoura fé.”

Projeto de ensino
* Staatliches-Bauhaus (casaestatal de construção, conhecida por Bauhaus) foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda
* Apesar de ter passado por diversas alterações em seu perfil de ensino à medida que a direção da escola evoluía, a Bauhaus, de uma forma geral, acreditava que os seus próprios métodos de ensino deveriam estar relacionados às suas propostas de mudanças nas artes e no design.
* Umdos objetivos principais da Bauhaus era unir artes, produzir artesanato e tecnologia. A máquina era valorizada, e a produção industrial e o desenho de produtos tinham lugar de destaque.
* O Vorkurs - curso preparatório - era um curso exigido a todos os alunos e ministrado nos moldes do que é o moderno curso de Desenho Básico, fundamental em escolas de arquitetura por todo o mundo. Não seensinava história na Bauhaus durante os primeiros anos de aprendizado, porque acreditava-se que tudo deveria ser criado por princípios racionais ao invés de ser criado por padrões herdados do passado. Só após três ou quatro anos de estudo o aluno tinha aulas de história, pois assim não iria influenciar suas criações.
* Foi uma das maiores e mais importantes expressões do Modernismo no design e naarquitetura, sendo uma das primeiras escolas de design do mundo.
* A intenção primária era fazer da Bauhaus uma escola combinada de arquitetura, artesanato, e uma academia de artes, e isso acabou sendo a base de muitos conflitos internos e externos que se passaram ali.
* Gropius no pós guerra propõe a criação de um novo estilo arquitetônico que refletisse essa nova época. Tanto na...
tracking img